João Pessoa, 30 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pmjp

Cerest conta com serviços de saúde para servidores

Comentários: 0
publicado em 30/04/2017 às 09h52
atualizado em 30/04/2017 às 06h57

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca sempre beneficiar seus usuários com uma melhor qualidade de vida, ofertando uma série de cuidados para os mais diversos públicos desde a atenção básica, passando pela atenção especializada até a assistência hospitalar. Para os trabalhadores, a SMS dispõe do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest), que auxilia na prevenção e promoção da saúde.
O Cerest de João Pessoa é referência para a macrorregional de 65 municípios da Paraíba. Sua função é prestar apoio à rede de saúde para subsidiar nos processos de confirmação dos acidentes, doenças e agravos decorrentes do trabalho.

De acordo com Kléber José da Silva, coordenador do Centro, o serviço não realiza exames e tratamento de saúde, mas auxilia aos usuários trabalhadores que já estão em tratamento e acompanhamento com médicos especialistas, mas que o diagnóstico não foi relacionado ao trabalho, mesmo havendo evidências dessa relação.

O atendimento no Cerest acontece tanto por demanda espontânea, através de marcações diretamente com o Centro pelo do número 3218-7114, ou por meio de encaminhamentos de algum serviço de saúde. Ao procurar o Cerest, o usuário deve apresentar exames e pareceres da equipe que o assiste na rede de saúde.

Um dos usuários do serviço do Cerest é o operador de máquinas Elvis Gonsalves, que desenvolveu um transtorno por causa da repetição de movimentos no trabalho. “Fiquei sabendo desse serviço através de um amigo que já utilizou e achei muito interessante ter algo que dá um suporte a gente nessas situações de adoecimento por conta do trabalho e ainda mais sendo público. As orientações que tenho recebido aqui no Centro têm sido fundamentais”, comenta Elvis.

Ao chegar ao Centro de Referência, o usuário passa por uma equipe multiprofissional formada por médicos do trabalho, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos que acolhe a demanda, realiza um estudo para comprovar se existe ou não uma relação entre a forma de adoecimento com o trabalho. Além disso, caso seja necessário acompanhamento médico, o Cerest faz o encaminhamento do trabalhador para os serviços de referência da rede municipal de saúde.

“Uma equipe de acolhimento vai escutar detalhadamente o processo de trabalho e a história da doença, em seguida o trabalhador é encaminhado para atendimento com o médico do trabalho que, a partir dos protocolos clínicos diferenciados, vai relacionar ou não aquela enfermidade com o trabalho. Uma vez estabelecida essa relação, o médico emite laudos, pareceres e notificações, tanto para previdência social como para o SUS a fim de auxiliar esse trabalhador na busca de seus direitos, seja na Previdência Social ou na Justiça do Trabalho”, explica Kléber.

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador também desenvolve atividades direcionadas a prevenção e da promoção da saúde dos trabalhadores a partir das ações de Vigilância dos Processos Produtivos. Os técnicos do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador vão até as empresas e identificam as não conformidades no ambiente e na organização do processo produtivo e exigem, com base em normas técnicas, intervenções naquele ambiente de trabalho.

Prevenção- Na perspectiva de prevenção de acidente de trabalho, o Cerest participa de um projeto junto ao Ministério da Saúde (MS) e a Escola Nacional da Saúde Pública (a Fiocruz), realizando cursos de capacitação e vigilância em saúde do trabalhador.

Os cursos são voltados para inspetores de vigilância sanitária que atuam nas inspeções, afim de que possam olhar para o ambiente de trabalho, identificando as condições não favoráveis, e lançar mão dos instrumentais de vigilância para autuar e notificar as empresas e, caso necessário, interditar para prevenir os acidentes de trabalho.

Atualmente, o Centro realiza em média 40 atendimentos mensais, com o tempo de cada atendimento variando por demanda. O Cerest está localizado dentro do Centro de Atenção Integral a Saúde (Cais) de Jaguaribe, na Rua Alberto de Brito, s/n Jaguaribe e atende das 8h às 14h.

MaisPB com Secom-JP

Leia Também