João Pessoa, 28 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
irrigação proibida

Nível do açude de Boqueirão aumenta para 3,3%

Comentários: 0
publicado em 28/04/2017 às 20h09
atualizado em 29/04/2017 às 05h44

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) e a Agência Nacional das Águas (ANA) decidiram, nesta sexta-feira (28), manter suspenso o uso da água do Açude de Boqueirão para irrigação de lavouras. Hoje, o reservatório atingiu 3,3% de sua capacidade, um aumento possível em decorrência das águas da Transposição do Rio São Francisco.

A medida foi tomada durante reunião dos órgãos realizada hoje com prefeitos da região. De acordo com o presidente da AESA, João Fernandes, o uso da água do açude na agricultura não está descartado, mas isso só deve acontecer quando o manancial atingir 33 milhões de litros cúbicos e os problemas de abastecimento humano estiverem totalmente sanados.

Isso, segundo João Fernandes pode ocorrer entre 60 e 90 dias. “Somente a partir daí é que vamos analisar as propostas dos usuários”, afirmou João Fernandes.

Para ele, a chegada da Transposição ao estado, tornando o Rio Paraíba perene, exigirá um novo tratamento para quem vai consumir a água por onde passa o manancial.

“A Aesa vai manter a suspensão da irrigação. Garantir o abastecimento das cidades e, consolidado isso, vamos pensar em destinar água para o consumo produtivo e avaliar as propostas apresentadas pelos usuários”, explicou.

Participaram da reunião os prefeitos: João Batista (Barra de São Miguel), João Paulo (Boqueirão), Tiago Castro (Cabaceiras) e vereadores.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas