João Pessoa, 16 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
programação

Estação Cabo Branco comemora Dia do Livro Infantil

Comentários: 0
publicado em 16/04/2017 às 11h04
atualizado em 16/04/2017 às 08h05

O Dia Nacional do Livro Infantil será comemorado na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nesta terça-feira (18). Será a partir das 14h30, na sala de práticas educacionais, localizada vizinho ao estacionamento. A entrada é gratuita para o público de todas as idades. A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, de Mangabeira VI, será a convidada para abrilhantar o evento.

As atividades fazem parte do projeto Roda de Leitura, que acontece todo mês na Estação Cabo Branco com temáticas diferenciadas. Nesta terça-feira, em especial, haverá contação de história e apresentação teatral com a temática “Monteiro Lobato”. O livro do escritor escolhido para trabalhar a leitura foi “Minhas Memórias de Lobato”, da escritora Luciana Sandroni.

A contação de história será realizada pelo ator e arte educador José Carlos que contará a história de Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo, narrando a história de seu criador (Monteiro Lobato), com fantoches.

A chefe do setor de gestão educacional, Débora Carvalho, explicou que projeto tem o objetivo de orientar a prática da leitura. “Ele serve como aporte a comunidade na construção do conhecimento, proporcionando a convivência com várias linguagens artísticas e científicas, ampliando o leque de possibilidade educacional”, afirmou.

Dia Nacional do Livro Infantil – A data, 18 de abril, é também conhecida como como o Dia de Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores da literatura brasileira. Monteiro Lobato publicou vários livros e recebeu destaque pela história do Jeca Tatu, um homem do campo, com uma vida muito simples, preguiçoso, onde o autor relembrou os tempos em que vivera num sítio.

Com essas histórias trabalhou em prol da defesa do meio ambiente, da reforma agrária, fez campanhas pela melhoria da saúde e falou sobre o petróleo e outros assuntos e temas.

O seu grande sucesso foi a Coleção “O Sítio do Picapau Amarelo”. As histórias se passavam no sítio de Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho, onde outros personagens davam graça às histórias, como: Tia Nastácia – que fazia deliciosos bolinhos de chuva; Tio Barnabé – o velho contador de causos; a dupla engraçada de trabalhadores rurais: Zé Carneiro e Pedro Malazarte; e os tão famosos personagens Emília, a boneca de pano, teimosa e engraçada; Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que vira gente, dono de uma apreciável inteligência.

As histórias acontecem no Sítio de Dona Benta, envolvendo outros personagens, levando lições de vida para as crianças. O Saci-Pererê e a Cuca eram os personagens perversos, que assustavam as pessoas.

SERVIÇO:

RODA DE LEITURA: DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Terça-feira (18)

Hora: 14h30

Local: Sala de Práticas Educacionais, ao lado do estacionamento

Entrada gratuita

Atividades: Contação de história e apresentação teatral

Escola convidada: Escola Municipal Zumbi dos Palmares – Mangabeira

Secom-JP

Leia Também