João Pessoa, 10 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
meio ambiente

Prefeitura de JP lança programa Carbono Zero

Comentários: 0
publicado em 10/04/2017 às 08h40

Paulo Francisco Amário da Silva mora em Santa Rita, mas nas tardes de domingo sempre vem com a família para João Pessoa, descansar e se divertir ao ar livre no Parque da Lagoa. Neste domingo (9), ele foi um dos participantes das ações promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) durante o lançamento do programa Carbono Zero. “Estou levando uma muda de saboneteira para plantar no quintal. Quero fazer a minha parte, ajudando o meio ambiente”, afirmou.

Elaborado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Capital, o programa Carbono Zero contém o planejamento das principais ações ambientais para a cidade e tem como foco principal contribuir para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas em João Pessoa. As ações têm um caráter prático, como as atividades de recuperação ambiental das nascentes de rios e áreas degradadas, plantio e distribuição de mudas de árvores nativas e reordenamento de estabelecimentos comerciais da orla da cidade.

Para marcar o lançamento do programa, foi plantada uma muda de gameleira no Parque da Lagoa. Num período de dois anos, a árvore, que já mede pouco mais de dois metros, deverá estar dando sombra na área.

“Essa tarde de domingo foi um momento maravilhoso, em que todos os profissionais da Semam puderam interagir com a população, levando informações sobre as ações da gestão para proteger o nosso patrimônio ambiental. Nosso desafio é colocar em prática o que está planejado, sempre em contato com as pessoas, de forma transparente e envolvendo a população nas ações”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto.

Além do lançamento do Carbono Zero e de distribuição de mudas de árvores nativas, à tarde no Parque da Lagoa também foi de orientação sobre o plantio na Tenda Verde, exposição de animais taxidermizados e informações sobre a política ambiental da PMJP para o período 2017-2020. Na ocasião, a Semam também lançou o Selo de Qualidade Ambiental “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, que é uma forma de reconhecer aquelas empresas ou empreendimentos que cumprirem todas as etapas do Licenciamento Ambiental. O selo foi elaborado reaproveitando madeira de poda de árvore.

MaisPB com Secom-JP 

Leia Também