João Pessoa, 06 de abril de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EMPREENDEDORISMO

Projeto qualifica indústria da panificação em JP e CG

Comentários: 0
publicado em 06/04/2017 às 09h19
atualizado em 06/04/2017 às 06h26

Empreendedores de panificadoras, casas de bolos e salgadinhos, confeitarias, fábricas de biscoito e pizzarias conhecerão, na próxima segunda-feira (10), em Campina Grande, e quarta-feira (12), em João Pessoa, o projeto “Transformadores de Farinha”, parceria do Sebrae com o grupo M. Dias Branco, que vai qualificar cerca de 80 pequenos negócios do setor no Estado para promover o desenvolvimento, competitividade e a ampliação de mercado.  Na Paraíba, segundo dados da Receita Federal, há mais de 1,6 mil indústrias neste segmento.

O projeto de Encadeamento Produtivo para Empresas Transformadoras de Farinha da Paraíba vai investir, até 2019, cerca de R$ 1,3 milhão em ações de consultoria e capacitação. Na Paraíba, inicialmente, o projeto vai atender fábricas localizadas na grande João Pessoa e em Campina Grande.

De acordo com a gestora do Projeto de Encadeamento Produtivo do Sebrae Paraíba, Elianete Paiva, a iniciativa vai beneficiar diretamente micro e pequenas empresas de panificação e distribuidoras do segmento, além de microempreendedores individuais que atuam em atividades como a fabricação de bolos, biscoitos, salgados, pães caseiros, massas, pizzas, entre outras.

“O projeto é focado em indústrias formalizadas, sejam elas microempreendedores individuais, microempresas ou pequenas empresas. As empresas selecionadas passarão por um processo de diagnóstico, em que serão avaliadas as suas necessidades e as ações adequadas para seu posicionamento no mercado”, disse a gestora.

A parceria do Sebrae com o grupo M. Dias Branco vai possibilitar a união das competências e conhecimentos do Sebrae e do grupo empresarial em favor dos pequenos negócios. “O Sebrae vai oferecer capacitações na área de gestão, inovação e competitividade, além promover missões técnicas em feiras, eventos e empresas. Já o M. Dias Branco vai disponibilizar o seu conhecimento técnico e de mercado”, destacou.

Em Campina Grande, a apresentação será no auditório da Fiep, das 14h às 18h. Já em João Pessoa, o projeto será lançado no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, das 14h às 17h30. Mais informações: 2108-1266.

O projeto “Transformadores de Farinha” faz parte do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo do Sebrae, que atua promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e que tragam benefícios para ambas as partes.

Além da Paraíba, a parceria com o grupo M. Dias Branco e Sebrae também acontece no  Ceará, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Nestes seis estados, a iniciativa irá beneficiar 800 empresas. Serão investidos no projeto um total de R$ 6,4 milhões em um período de três anos, sendo 75% dos recursos do Sebrae, 25% da M. Dias Branco e 5% das empresas participantes.

MaisPB com Assessoria

Leia Também