João Pessoa, 24 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
planejamento

Prefeitura lança plano estratégico de desenvolvimento

Comentários: 0
publicado em 24/03/2017 às 15h36
atualizado em 24/03/2017 às 12h39

O plano que estabelece metas e estratégias para o progresso da cidade até 2035 foi lançado durante sessão especial promovida pela Câmara Municipal, tendo como local o auditório da Federação das Indústrias (Fiep).

O ato contou com a presença das principais lideranças políticas e empresariais da cidade. O plano conta com 35 metas que consolidarão a cidade como uma das mais desenvolvidas do Brasil.

Durante a sessão, presidida pela vereadora Ivonete Ludgério, o prefeito Romero Rodrigues assinou e encaminhou ao Poder Legislativo um projeto de lei acerca do acompanhamento e execução do Plano Estratégico por parte do governo municipal, cujo compromisso é o de superar todas as metas fixadas para os próximos 20 anos. O vice-prefeito, Enivaldo Ribeiro, também esteve presente.

Antes da sessão começar, o diretor da empresa elaboradora do plano (Macroplan), Cláudio Porto, fez uma exposição técnica da iniciativa, destacando o apoio dispensado aos técnicos por parte dos mais diversos secretários municipais, entre eles André Agra (Planejamento) e Luiz Alberto Leite (Desenvolvimento Econômico) e também por parte do prefeito Romero Rodrigues.

Além do diretor da Macroplan, quem também teve a oportunidade de falar, expondo o papel da prefeitura nesta iniciativa, foi o secretário de Planejamento, André Agra. Já o presidente da Fiep, Buega Gadelha, em rápido discurso, destacou a necessidade da elaboração deste plano. Ressaltou as parcerias firmadas para a sua concretização, entre as quais a firmada com a Prefeitura Municipal de Campina Grande.

“Por isso mesmo, tenho certeza de que o prefeito Romero Rodrigues vai seguir tudo o que foi programado neste plano”, disse.

Assim que teve início a sessão especial, aconteceram vários pronunciamentos de autoridades e lideranças políticas mostrando diversos aspectos e, sobretudo, a importância deste tipo de planejamento para garantir o crescimento ou consolidação da cidade em várias áreas, como saúde, educação e economia.

Fez uso da palavra Renato Castro Lago (diretor do comitê gestor do plano), que  também entregou cópias do planejamento estratégico para os prefeitos das cidades vizinhas de Lagoa Seca, Boa Vista, Fagundes, Massaranduba e Queimadas.

Em nome destes prefeitos, falou o prefeito de Boa Vista, André Gomes, mostrando que será fundamental o crescimento planejado de Campina Grande em conjunto com as demais cidades do Compartimento da Borborema.

Após Renato Lago, fizeram discursos o superintendente da Sudene, Marcelo Neves; deputado estadual Tovar Correia Lima; deputados federais Damião Feliciano e Rômulo Gouveia; senador Cássio Cunha Lima; o secretário estadual Wilbur Jácome e, por fim, o prefeito Romero Rodrigues, que antes de se pronunciar recebeu da mãos do presidente da Fiep, Buega Gadelha, a cópia do Plano Estratégico de Desenvolvimento, além de assinar o projeto de lei estabelecendo o cumprimento por parte dos gestores campinenses de toda as metas nele fixadas.

Romero Rodrigues explicou, ao concluir a sessão, que toda a sua equipe deu o máximo de cooperação para a elaboração do documento hoje oficialmente apresentado à sociedade, oferecendo informações, mas, sobretudo, assumindo o compromisso de superar as metas de curto prazo estabelecidas no planejamento estratégico local.

De acordo com o prefeito, o governo municipal já está cumprindo a sua parte, tanto é que vem realizando, apesar da crise e da falta de apoio do governo do Estado, uma série de obras de infraestrutura, de mobilidade urbana, municipalização de equipamentos hospitalares, investimentos no setor educacional e a construção do Complexo Aluízio Campos.

Também lembrou que haverão outros investimentos, a exemplo do futuro Pólo de Modas.

“Já estamos fazendo, no presente, o futuro de uma Campina que não será apenas grande, mas gigante”, garantiu, com entusiasmo.

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas