João Pessoa, 01 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
agente químico

Coreia do Norte acusa Seul e EUA de ceder veneno que matou Kim

Comentários: 0
publicado em 01/03/2017 às 14h14
Vietnamita Doan Thi Huong, uma das suspeitas pela morte de Kim Jong-nam, é escoltada na chegada à corte de Sepang, nesta quarta-feira (1º)

O regime da Coreia do Norte acusou nesta quarta-feira (1º) a Coreia do Sul de proporcionar o agente químico que matou Kim Jong-nam, irmão mais velho do líder norte-coreano, na Malásia e insinuou que a substância tóxica teria sido introduzida no país vizinho vinda dos Estados Unidos.

“Em vista que as mulheres detidas como suspeitas do assassinato visitaram a Coreia do Sul várias vezes no passado, é muito possível que as autoridades sul-coreanas tivessem dado a substância a elas. Isto não é fortuito”, argumentou o regime em comunicado divulgado pela agência estatal de notícias “KCNA”.

A Coreia do Norte disse que “apenas os EUA e alguns outros países ainda possuem o agente nervoso VX encontrado no corpo de Kim, e acrescentou “que é problemático o fato de os Estados Unidos estarem introduzindo todo tipo de armas químicas na Coreia do Sul”.

Kim Jong-nam, irmão mais velho do líder do regime Kim Jong-un, morreu em 13 de fevereiro após ser supostamente envenenado por duas mulheres no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, onde pegaria um voo de volta a Macau, na China, local de seu exílio voluntário.

O relatório preliminar da morte realizado pelas autoridades malaias determinou que o agente nervoso VX causou a morte de Kim Jong-nam.

UOL

Leia Também