João Pessoa, 24 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
'prejudicial'

Benjamin se posiciona contra mudanças na previdência de agricultor

Comentários: 0
publicado em 24/02/2017 às 09h38
atualizado em 24/02/2017 às 15h52
Benjamin Maranhão, do SD

O deputado federal Benjamin Maranhão (SD) se posicionou contrário as alterações que estão sendo propostas dentro da Reforma da Previdência quanto aos agricultores. Benjamin disse que já comunicou ao partido e ao Governo que votará contra as modificações por entender que prejudicam homens e mulheres que tem uma vida dedicada a terra.

“Sou totalmente contrário e votarei contra essas modificações. Algumas questões podem até ser discutidas, mas a rural não tem como mudar. Os agricultores já sofrem demais para colocar a comida na própria mesa e também na de milhares de brasileiros, não podem ser prejudicados com a modificação da idade de aposentadoria”, afirmou o deputado.

Pela reforma da Previdência Social o agricultor só poderá se aposentar aos 65 anos, ou seja, 57 anos depois de ter ingressado no ofício. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) apontam que, ainda em 2014, 70% das mulheres e 78% dos homens começaram a trabalhar antes dos 14 anos de idade.

A regra atual prevê a aposentadoria para o trabalhador rural aos 60, para homens, e aos 55, mulheres. O benefício é um salário-mínimo. “Muitos trabalhadores rurais começam a trabalhar muito cedo, debaixo de sol e chuva. Muitas vezes lhes é negado os direitos básicos e um dos seus maiores estímulos para continuar a produzir no campo é quando chega a aposentadoria para que possa receber um salário mínimo”, disse.

De acordo com Benjamin, o Solidariedade já apresentou na Câmara diversas emendas para impedir que a reforma retire direitos básicos dos trabalhadores rurais. “Temos que evitar que essa reforma penalize ainda mais esses homens e mulheres tão castigados e sofridos”, destacou.

Leia Também