João Pessoa, 16 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em patos

Juíza limita acesso de advogados a presídios e é alvo de ação da OAB

Comentários: 0
publicado em 16/02/2017 às 08h34
atualizado em 16/02/2017 às 07h41

A Subseção da OAB de Patos moveu, na última segunda-feira (13), mandando de segurança com pedido de liminar no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), contra a Juíza das Execuções Penais de Patos, Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, que editou a portaria n. 01/2016 limitando o acesso dos advogados ao interior dos presídios da cidade.

A portaria determina que o acesso dos advogados aos presos só é permitido até às 17h00. Segundo a OAB-PB, tal medida viola a Lei Federal 8.906/94 (Estatuto da EAOAB). Segundo a magistrada, a restrição aos advogados ocorre por medida de segurança.

A entidade também acionou a Corregedoria do TJPB, através da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB).

O presidente da Subseção da OAB de Patos, Paulo César de Medeiros, ressalta que todos os canais de diálogo com a magistrada foram feitos para que a portaria que é contrária à lei fosse revogada, mas até o momento não houve êxito.

“Tentamos através da via do diálogo a revogação da portaria que fere nossas prerrogativas, tudo isso começou na iminência do recesso e das férias forenses, mas agora com o retorno das atividades do judiciário prontamente estamos ingressando com a medida judicial cabível. Continuamos nossa luta também frente à Corregedoria de Justiça. Não estamos querendo nada de privilégios, mas tão somente o cumprimento da Lei que nos confere prerrogativas, que na verdade são garantias em benefício do cidadão”, sustentou.

MaisPB com Assessoria

Leia Também