João Pessoa, 08 de fevereiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
QUEDA DE BRAÇO

Raimundo Lira perde para Lobão comando da CCJ no Senado

Comentários: 0
publicado em 08/02/2017 às 13h03
atualizado em 08/02/2017 às 15h07

O senador paraibano Raimundo Lira (PMDB) perdeu a disputa com o grupo liderado por Renan Calheiros e José Sarney e ficou sem o comando da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Antes mesmo da decisão, Lira retirou a candidatura, segundo informou a sua assessoria de comunicação. Lira brigava pela principal comissão da Casa, mas o escolhido para o o cargo foi Edison Lobão (PMDB-MA).

Lira argumentou que desistiu da candidatura em virtude de interferências externas.

“Há interferências externas nesse processo. Por isso, não vou participar da votação na bancada. Respeito muito o senador Lobão, mas não aceito essa interferência”, disse Raimundo Lira à imprensa ao chegar para a reunião da bancada do PMDB.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/lobao-indicado-por-aclamacao-no-pmdb-para-comissao-do-senado-que-vai-analisar-nome-de-moraes-20893704#ixzz4Y7Tx0i7p
© 1996 – 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Após uma disputa interna no partido, o grupo dos ex-presidentes do Senado José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) conseguiram colocar o aliado no comando da comissão. Ele já era o favorito para assumir o cargo, mas concorria com Raimundo Lira, que presidiu a comissão especial do impeachment no ano passado.

Citado na Lava Jato, caberá a Lobão conduzir o processo de sabatina de Alexandre de Moraes, indicado na segunda (6) pelo presidente Michel Temer para ocupar a vaga do STF (Supremo Tribunal Federal) deixada por Teori Zavascki, morto em acidente de avião no mês passado.

Apesar das menções a seu nome, contudo, em novembro do ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo o arquivamento de um inquérito contra o senador peemedebista. Ele era acusado de ter pedido R$ 2 milhões para a campanha de Roseana Sarney de 2010 quando foi ministro de Minas e Energia ao então diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

A escolha de Lobão era o que faltava para que a CCJ fosse instalada, o que deve ocorrer ainda nesta quarta. Segundo afirmou nesta manhã o líder do PMDB, Renan Calheiros, o nome de quem comandará a comissão deve ser oficialmente anunciado à tarde. Em seguida, serão encaminhadas as indicações do partido para a Mesa Diretora.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), pediu pressa aos líderes partidários nas indicações para a CCJ. Quer que a sabatina de Moraes aconteça até 22 de fevereiro. Com o calendário apertado devido ao Carnaval, contudo, o mais provável é que a sabatina fique para o início de março.

Nesta manhã, Moraes deu início a visitas protocolares para apresentar seu currículo aos senadores. Após se encontrar com Eunício e Renan, reuniu-se com a bancada do PSDB.

MaisPB com Folha

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas