João Pessoa, 25 de janeiro de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Reunião

Governo discute implantação do Museu Armorial dos Sertões, em Aparecida

Comentários: 0
publicado em 25/01/2017 às 17h29
atualizado em 25/01/2017 às 14h30
Lindolfo Pires

O secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, participa nesta quinta-feira (26), às 10h, na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Aparecida, de uma reunião para discutir a implantação do Museu Armorial dos Sertões a ser instalado no Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, há 4 km do município, berço da infância de Ariano Suassuna, que abrigará, além do acervo da história do escritor paraibano, material sobre a história e cultura local.

Segundo o projeto da Secretaria de Cultura de Aparecida, o Museu Armorial dos Sertões será palco de exposições periodicamente da história local de forma mais aprofundada, exposições variáveis de artistas regionais, disponibilidade para pesquisa de alunos das redes municipais e estaduais de ensino, bem como estudantes de universidade. O equipamento também será aberto para visitação de turistas de outras cidades e ficará aberto para visitações a todos os públicos de terça a sábado, no horário comercial.

Além de estimular a visitação do público nacional e internacional à Fazenda Acauã e consequentemente à cidade de Aparecida, a implantação do museu vai contribuir para o aquecimento econômico na região por meio da ampliação da cadeia produtiva da cultura.

A Fazenda Acauã é considerada uma das mais antigas do Nordeste brasileiro e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico da Paraíba (Iphaep). Seu patrimônio material é composto de uma capela da Imaculada Conceição, construída em estilo barroco, um sobrado, uma casa-grande da mesma época e de vários casarios construídos no início do século XX.

“Trata-se de um monumento de grande valor histórico, representativo do apogeu econômico e cultural do sertão no século XVIII e que deverá alavancar, além da cultura, o turismo da Paraíba, que tem recebido atenção do atual governo”, destacou Lindolfo Pires.

Participam ainda da reunião, representantes da Prefeitura Municipal de Aparecida, ONG Acauã e vereadores do município.

Secom-PB

Leia Também