João Pessoa, 16 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ao TRE

Deputada cobra julgamento de AIJES contra o governador

Comentários: 0
publicado em 16/12/2016 às 12h30
Deputada estadual pelo PSDB, Camila Toscano

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) cobrou celeridade no julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que tramitam no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o governador Ricardo Coutinho (PSB), referente às eleições de 2014. “Temos oito Aijes em tramitação e todas com indícios insuspeitos de irregularidades. Chegamos ao final de mais um ano e ações ainda não foram julgadas. A sociedade espera mais agilidade na apreciação dos processos eleitorais”, afirmou.

Camila citou o exemplo a Aije sobre gastos com publicidade e a repercussão recente na imprensa da cassação pelo TRE de São Paulo do mandato do prefeito de São José dos Campos, por uso indevido de recursos da comunicação, caso semelhante ao que ocorreu na gestão de Ricardo no ano eleitoral.

“Além de empenhar despesas muito superiores à média dos últimos três anos, infringindo a Legislação, o atual governador efetuou o pagamento referente a peças e campanhas de publicidade que sequer chegaram a ser veiculadas e isso no período proibido por lei”, comentou.

No ano de 2014, segundo auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), o Governo do Estado gastou com comunicação R$ 6,426 milhões só de maio a 26 de outubro. O total gasto no ano inteiro com a área ultrapassou os R$ 63 milhões. “Gastou-se mais com publicidade do que com áreas essenciais como segurança, para compra de equipamentos e formação dos policiais, por exemplo. Tudo para tirar proveitos eleitorais. Um total absurdo”, denunciou.

Além da Aije da Comunicação outras sete aguardam julgamento há dois anos no TRE-PB, entre elas a Aije Fiscal, a Aije da PBPrev e a Aije do Empreender-PB, de autoria do Ministério Público Eleitoral.

MaisPB

Leia Também