João Pessoa, 14 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Câmara Federal

Pedro defende cursinho público em reforma do ensino médio

Comentários: 0
publicado em 14/12/2016 às 14h14

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) defendeu emenda que previa a oferta de cursinhos públicos preparatórios para ingresso no ensino superior, dentro da reforma do ensino médio. A Medida Provisória 746/16, que promoveu mudanças no ensino médio brasileiro, foi aprovada nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados.

“Um país que não oferta educação básica de qualidade, torna desigual o ingresso na universidade pública. A competição é desigual. Além da qualidade do ensino, a rede privada ainda conta com cursinhos para quem pode pagar e quer fazer novas tentativas. A emenda que defendi era para que houvesse também cursinhos públicos”, explicou em plenário.

A emenda não chegou a ser votada pelos parlamentares, mas o deputado ressaltou que continuará defendendo essa questão. Ele lembrou que há um projeto de Lei de sua autoria que regulamenta o acesso aos cursos preparatórios de acesso ao ensino superior, oferecidos por universidades públicas. A proposta prevê que os cursinhos tenham duração mínima de um ano e sejam destinados aos estudantes que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio na rede pública.

Reforma – Apesar da emenda não ter sido contemplada, Pedro destacou como positiva a aprovação da Medida Provisória 746/16. O novo projeto reformula o ensino médio, segmentando as disciplinas segundo áreas do conhecimento e propondo a implementação do ensino integral com apoio financeiro da União ao setor público. “Ainda falta muito para que a educação no nosso País seja considerada mais justa e de qualidade para todos. Mas, demos um passo relevante na busca por um novo modelo”, comentou.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas