João Pessoa, 13 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CORREÇÃO DA FRATURA

Goleiro Jackson Follmann é operado na coluna em hospital de São Paulo

Comentários: 0
publicado em 13/12/2016 às 20h01

gador de futebol Jackson Follmann foi submetido à correção cirúrgica da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical) na tarde desta terça-feira (13). A cirurgia, que teve duração de 1h30, terminou às 18h sem nenhuma intercorrência, segundo boletim médico do Hospital Albert Einstein. O sobrevivente do acidente aéreo com o time da Chapecoense na Colômbia chegou ao Brasil nesta madrugada.

O procedimento foi conduzido pelo neurocirurgião Jorge Roberto Pagura e pelo ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, com o acompanhamento de suas equipes e do ortopedista Marcos André Sonagli, médico da Chapecoense.

A técnica utilizada foi a fixação por via anterior (pela frente) do processo odontóide de correção da luxação das vértebras cervicais 1 e 2.

“A cirurgia foi realizada na sala híbrida (sala especialmente equipada para utilização de recursos tecnológicos), com a utilização de tomografia computadorizada intraoperatória, que serviu para a visualização, em tempo real, da colocação de um parafuso fixador. Foi utilizada também monitorização neurofisiológica, que permitiu o conhecimento das condições funcionais da medula durante o procedimento”, diz o boletim.

“O paciente está nesse momento na recuperação pós-anestésica e passa bem. Voltará para a Unidade de Terapia Intensiva para a observação pós-cirurgica.”

Terminada a cirurgia, foram realizados os curativos no membro inferior esquerdo e no coto de amputação (direito), que encontram-se com bom aspecto.

“Após a avaliação desses exames e discussão interdisciplinar, optou-se pela correção cirúrgica da fratura do processo odontóide (fixação da segunda vértebra cervical). A cirurgia será realizada na tarde de hoje (terça)”, diz o boletim médico assinado pelo Dr. Jorge Roberto Pagura. Ainda de acordo com o boletim médico, Follmann está lúcido e em bom estado geral.

Entre os exames realizados estão tomografia de crânio e coluna cervical com protocolo para neuronavegação, tomografia computadorizada de tórax e ressonância magnética da coluna cervical, de acordo com o Einstein.

Follmann ficou aliviado ao pousar no Brasil, segundo o ortopedista da Chapecoense, Marcos Nagli. O voo que trouxe o jogador deixou Medellín na tarde de segunda-feira (12) e fez uma escala em Manaus às 20h30, chegando a São Paulo já na madrugada desta terça.

No hospital de Medellín, Follmann teve parte da perna direita amputada em decorrência das sequelas do acidente.

G1

Leia Também