João Pessoa, 13 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NA PARAÍBA

Corpo de Bombeiros forma 26 militares no Curso de Socorrista de Resgate

Comentários: 0
publicado em 13/12/2016 às 17h43

Com o intuito de capacitar os bombeiros nas técnicas mais modernas de primeiros socorros, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) promoveu o Curso de Socorrista de Resgate, com duração média de dois meses. A capacitação teórico-prática foi encerrada nesta terça-feira (13), com a formatura de 26 militares, sendo dois deles da Polícia Militar do Estado.

O encerramento aconteceu no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira, na Capital, com a presença de instrutores e alunos. Conforme o subcomandante do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMPB, major Kleriston Lincoln, em uma atividade que lida com a vida, é essencial a atualização dos conhecimentos, “pois um procedimento errado pode deixar sequelas ou gerar até a perda de uma vida”. Ele representou a comandante da unidade, a tenente coronel Katty Sabrina.

O primeiro colocado no curso, o soldado Jonata Clayton, lembrou que a atividade de primeiros socorros é desenvolvida em grande parte das ocorrências atendidas pela corporação. “Até quando se trata de um combate a incêndio, se tem vítimas, nós vamos retirá-la e prestar o atendimento pré-hospitalar. Ou ainda em uma busca ou um salvamento aquático, é preciso prestar o atendimento clínico em seguida, então ele é a base da nossa atividade bombeirística”, afirmou, ao receber o certificado de conclusão do curso.

Na ocasião, um certificado também foi entregue ao comandante da Academia de Bombeiro Militar Aristarco Pessoa e um dos instrutores do curso, o major Arthur Vieira, que representou todos os outros bombeiros que deram aulas aos socorristas. O diretor de Ensino e Instrução, tenente coronel Tiago Izidro, também esteve presente no evento e destacou que já está sendo feita a grade de cursos do CBMPB para 2017, dentro do programa de constante capacitação da tropa. “Vamos dar prioridade as capacitações mais importantes para a nossa atividade”, adiantou.

O Curso – A capacitação para Socorristas de Resgate teve uma carga horária total de 230 horas-aula, distribuída pelo período de dois meses. Entre as disciplinas ministradas estão: Fisiologia e Anatomia Humana, Emergências Clínicas, Traumas de Extremidades, Traumas em Idosos, Gestantes e Crianças, Atendimento Pré-hospitalar Tático, Acidentes com Múltiplas Vítimas e queimaduras.

MaisPB

Leia Também