João Pessoa, 13 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
campanha

Secretaria de Saúde realiza em João Pessoa ações de prevenção às DSTs

Comentários: 0
publicado em 13/12/2016 às 15h56
atualizado em 13/12/2016 às 12h57

Até o mês de novembro deste ano, 295 pessoas foram diagnosticas com HIV/Aids em João Pessoa, sendo 231 homens e 64 mulheres. No ano passado, o Sistema de Informação de Notificação de Agravos (Sinan) registrou um total de 338 casos da doença na capital paraibana.

Para combater a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está participando da campanha Dezembro Vermelho, com ações de prevenção em pontos da cidade e unidades de saúde da família (USF).

“Dezembro é o mês que marca a luta para conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a doença, mas não é apenas nesse mês que precisamos falar sobre a AIDS e ter o cuidado, pois essa é uma doença silenciosa e fatal que não escolhe cor, sexo, orientação sexual ou idade”, alerta a coordenadora da seção de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Clarice Rocha.

Nesta quarta-feira (14) uma equipe da SMS estará orientando a população e distribuindo materiais informativos e preservativos no Pátio da Gameleira, em Tambaú, no período das 14h às 18h. Já na sexta-feira (16) e domingo (18), as pessoas que passarem pelo Parque da Lagoa, das 17h às 21h, terão acesso à testagem rápida para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C.

Durante todo o mês de dezembro, as equipes de saúde da família estão reforçando as orientações junto aos usuários sobre prevenção às DSTs. Estão programadas caminhadas com visitas às casas e diálogos com a população, palestras e testes rápidos nas USF.

Outras ações – A SMS desenvolve também ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para o HIV e outras DSTs. Também realiza atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.

Leia Também