João Pessoa, 09 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mal estar

Dom José Maria Pires sofre AVC e cancela visita a João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 09/12/2016 às 08h42
atualizado em 09/12/2016 às 07h25

O arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, sentiu-se mal durante a celebração de uma missa em Belo Horizonte e foi levado a um hospital, onde ficou internado na UTI. As versões são de que possivelmente o prelado tenha sofrido um pré-AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas médicos que o atenderam asseguram que não há sequelas. Em todo caso, novos exames serão efetuados para um diagnóstico mais completo.

O problema de saúde enfrentado por dom José, que foi arcebispo metropolitano da Paraíba até 1995, originou o cancelamento da programação especial que a Arquidiocese do Estado faria para comemorar os 75 anos de sua ordenação sacerdotal no próximo dia 15, em João Pessoa. O cancelamento foi comunicado à imprensa por dom Genival Saraiva de França, Administrador Apostólico da Paraíba, que apelou por orações dos paraibanos pela saúde de Dom José Maria Pires.

À frente da Arquidiocese da Paraíba, dom José exerceu uma atuação marcante em plena ditadura militar. Ele fez declarações e pronunciamentos que desagradaram comandantes da Guarnição Federal em João Pessoa, denunciando abusos cometidos por agentes da repressão. Dom José também teve posição firme, de solidariedade a trabalhadores rurais ameaçados de expulsão de suas terras pelos proprietários. O papel da Igreja foi decisivo para a desapropriação de áreas de conflito em Alagamar, Piacas e Camocim.

Dom José atuava de forma articulada com dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife e figura influente no clero nacional e no próprio Vaticano. Dom José foi substituído no posto por dom Marcelo Pinto Carvalheira, que era bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, além de ter sido bispo de Guarabira, na região do brejo. Dom Marcelo, com problemas de saúde, demorou-se pouco tempo na Arquidiocese, sendo substituído por dom Aldo Pagotto, que renunciou em meio a denúncias de acobertamento de casos de pedofilia sob investigação por autoridades competentes.

MaisPB com Osguedes

Leia Também