João Pessoa, 08 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reunião

Ministro da Saúde recebe estudo sobre as águas de Boqueirão

Comentários: 0
publicado em 08/12/2016 às 08h59
atualizado em 08/12/2016 às 06h01

Cumprindo agenda em Brasília, a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) esteve reunida na terça-feira (6) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e as pesquisadoras Adriana Melo e Mônica Lopes. Na ocasião, foi apresentado o estudo parcial sobre a qualidade da água do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outros 18 municípios.

“Fomos até o ministro externar a nossa preocupação com a qualidade da água do Boqueirão que abastece cerca de 800 mil pessoas. Em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, na semana passada, um dos pesquisadores disse que não daria a água do Boqueirão para um filho dele beber. Diante de declarações com esse teor, baseadas em estudos sérios e cautelosos, temos que fazer alguma coisa com urgência”, declarou a deputada.

Segundo Daniella, o ministro ouviu as preocupações atentamente e se comprometeu a enviar técnicos para avaliar a água do açude e assim emitir um parecer e tomar as devidas providências. Em paralelo, segue o estudo do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), Instituto Butantan e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  “Essa pesquisa está sendo feita por pesquisadores do mais alto gabarito, que fizeram as revelações durante audiência pública de nossa autoria, realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba”, afirmou.

Na audiência, os pesquisadores afirmaram que a água do Boqueirão tem altos índices de toxinas e de cianobactérias. Os estudiosos observaram, durante as pesquisas, que os peixes morreram ou tiveram anomalias graves, o que teria relação direta com a qualidade da água, que não seria própria para o consumo humano. Vale lembrar que os peixes utilizados na pesquisa têm genes semelhantes aos dos humanos. Diarreia seria o menor dos problemas que a água do Boqueirão pode causar, conforme afirmaram os pesquisadores.

MaisPB com Assessoria

Leia Também