João Pessoa, 03 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
homenagem

AL celebra Dia do Advogado Criminalista e Paulo Maia destaca categoria

Comentários: 0
publicado em 03/12/2016 às 09h13
atualizado em 03/12/2016 às 06h35

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPBP) realizou, nesta sexta-feira (2), sessão especial em homenagem ao Dia do Advogado Criminalista, celebrado em 02 de dezembro. O Dia do Advogado Criminalista foi instituído no Calendário Oficial de datas comemorativas no Estado da Paraíba no Estado por Lei de autoria do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino.

A sessão teve ainda a finalidade de promover o debate sobre a Justiça Criminal e o contexto nacional atual. O plenário da ALPB ficou lotado com a presença de dezenas de advogados e advogadas criminalistas e autoridades. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, e o presidente da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas na Paraíba (ABRACRIM-PB) Sheyner Asfóra, participaram da solenidade.

Também participaram da sessão o Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Bertrand Asfóra; o presidente da comissão da Justiça Criminal, ítalo Oliveira; o presidente da comissão do Jovem Advogado, Alessandro Valadares; a presidente da comissão de Combate a Violência contra a Mulher, Katiele Marques; o advogado Félix Araújo, representando os advogados criminalistas; além de diversos conselheiros estaduais da OAB-PB.

Adriano Galdino revelou que incluir no calendário oficial paraibano o Dia do Advogado Criminalista “é o reconhecimento que a Paraíba e a Assembleia Legislativa faz a todos advogados e advogadas criminalistas paraibanos e brasileiros. Estou satisfeito em ter tido o privilégio de ser o deputado autor dessa propositura”.

No início do seu discurso o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, parabenizou a ALPB pela iniciativa de instituir na Paraíba o dia do Advogado Criminalista. “É uma das classes da advocacia mais antiga que existe, porque faz exatamente a defesa do aspecto criminal da vida em sociedade, da vida humana. Hoje percebemos que a advocacia criminal sofre vários ataques em seus postulados elementares do direito de defesa, então é nesse sentido que o Dia do Advogado Criminalista vem realçar a sua importância. Esta Lei fortalece o trabalho do advogado criminalista”, pontuou.

“Quero parabenizar essa briosa categoria que honra a OAB, que faz a Ordem respeita o que está no seu slogan: Casa da Cidadania e dos Direitos Humanos. Vossas excelências enobrecem a classe. A advocacia não seria nada sem os advogados criminalistas”, acrescentou.

Já o Procurador Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Bertrand Asfóra, afirmou que a propositura veio em um momento muito importante do contexto nacional. “Nós estamos num processo complexo de discussão democrática em várias instituições e essa iniciativa é o reconhecimento da importância do advogado criminalista no contexto da Ordem dos Advogados do Brasil. Não se faz justiça sem a OAB, os advogados são indispensáveis ao funcionamento da justiça”, avalia.

O presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Sheyner Asfóra, agradeceu a todos os deputados pela aprovação do Dia do Advogado Criminalista e declarou que a advocacia criminal brasileira festeja suas conquistas, apesar de toda crise política, econômica e moral que assola o país. “O momento é de celebração como também de reflexão. Para o aprimoramento do sistema de justiça, penso no meu modesto entendimento, que as ações devem se nortear pela busca do respeito às normas jurídicas, da equidade, da isonomia e da justiça”, destacou.

Ainda participaram da sessão especial a juíza Maria dos Remédios por Deus, o Delegado Geral Polícia Civil, João Alves Albuquerque, o diretor geral do Instituto de Polícia Científica Israel Aureliano, e a superintendente do Instituto de Polícia Científica (IPC), perita oficial criminal, Gabriela Nóbrega.

Confraternização

Após a solenidade na ALPB, foi realizada a Confraternização Solidária dos advogados criminalistas na sede do Clube dos Médicos da Paraíba, cuja participação se deu mediante a doação de 1 Kg de alimento não perecível por pessoa. O consumo de cerveja, refrigerante e água foi custeado pela ABRACRIM-PB. Porém, a despesa com pratos e petiscos fornecidos pelo restaurante foi de responsabilidade de cada participante.

MaisPB

Leia Também