João Pessoa, 16 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NOS EUA

Equipe de Trump cogita fazer muro sem aprovação do Congresso

Comentários: 0
publicado em 16/11/2016 às 08h49

Um arquiteto de esforços anti-imigração que diz estar assessorando o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a nova administração pode implementar rapidamente a construção de um muro na fronteira entre EUA e México sem buscar aprovação imediata do Congresso.

O secretário do Estado de Kansas, Kris Kobach, que ajudou a criar leis imigratórias no Arizona e outros locais, disse em entrevista que assessores políticos de Trump também discutiram esboços de uma proposta para que o republicano considere restaurar um registro para imigrantes de países muçulmanos.

Kobach, que segundo reportagens é um dos principais membros da equipe de transição de Trump, disse ter participado de teleconferências com cerca de uma dúzia de assessores de Trump sobre imigração pelos últimos dois a três meses.

A equipe de transição de Trump não respondeu a pedidos de confirmação sobre a função de Kobach. O presidente eleito não se comprometeu a seguir quaisquer recomendações específicas de grupos assessores.

Trump, que venceu na semana passada a democrata Hillary Clinton na eleição presidencial dos EUA, fez da construção do muro na fronteira com o México uma das questões principais de sua campanha e prometeu fortalecer medidas imigratórias contra os 11 milhões de imigrantes ilegais no país.

Ele também disse apoiar “checagens extremas” em muçulmanos que entram nos Estados Unidos como uma medida de segurança nacional.

G1

Leia Também