João Pessoa, 10 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CLIMA TENSO

Crise hídrica em Campina gera discussão entre deputados

Comentários: 0
publicado em 10/11/2016 às 14h29
atualizado em 10/11/2016 às 14h54

A sessão especial realizada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta quinta-feira (10), para discutir a competência das obras complementares à transposição do Rio São Francisco, acabou com uma discussão acalorada entre os deputados das bancadas de oposição e situação devido a crise hídrica que afeta a região de Campina Grande, no agreste paraibano.

A sessão contou com a presença dos deputados Anísio Maia, Bosco Carneiro, Daniella Ribeiro, Estela Bezerra, Janduhy Carneiro, João Gonçalves, João Henrique, Nabor Wanderley, Raoni Mendes e Renato Gadelha. Para o deputado Guilherme Almeida, que presidiu a sessão, a questão hídrica estadual é um assunto de extrema relevância e precisa ser debatido para que a população paraibana tenha conhecimento a respeito das responsabilidades municipais, estadual e federal nesse processo.

A questão foi levantada no plenário da ALPB pelo deputado Renato Gadelha (PSC), que criticou a suposta falta de ações do Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem na Paraíba, sobretudo em Campina Grande. Tovar Correia Lima (PSDB) também criticou a suposta falta de ações do governador Ricardo Coutinho. Segundo o tucano, os ex-governadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e José Maranhão (PMDB) fizeram obras hídricas, mas Ricardo teria abandonado o setor.

Para defender Ricardo, Tião Gomes ocupou a tribbuna e chegou a culpar os políticos de Campina Grande pelo problema de abastecimento de água que afeta a Rainha da Borborema. Segundo ele, Ney Suassuna, Fernando Catão e Aguinaldo Ribeiro foram ministros com grande influência no Governo Federal e nada fizeram para solucionar a falta de água em cidade.

“Ricardo é trabalhador. Não podemos culpá-lo agora pelo problema já que muitos politicos de Campina não fizeram nada para solucionar este problema. Ricardo Coutinho não tem culpa nenhuma pela falta de água em Campina Grande. Os culpados são aqueles que disseram que amam e nada fizeram pela cidade”, disse.

Daniella Ribeiro, que é irmã do ex-ministro Aguinaldo Ribeiro, reagiu e alegou que Tião Gomes ao invés de criticar deveria se unir aos demais parlamentares para cobrar do governador Ricardo Coutinho solução para o problema.

“Campina Grande não quer ouvir esse tipo de discurso. A cidade quer saber o que vai ser feito para cuidar da questão hídrica de Campina Grande”, disparou Daniella. “O governador não vai poder fugir dessa pauta. Por mais que ele deseja e tenha se esquivado, mas ele não vai conseguir. Por mais que ele tenha um ranço por Campina Grande, o governador vai ter atender ao povo de Campina Grande, por que estamos na iminência de um colapso de água”, acrescentou.

O deputado Inácio Falcão (PTdoB) também defendeu o governador Ricardo Coutinho (PSB) das críticas. “Tiveram outros governantes que passarão pelo governo do Estado e não enxergaram este problema. Se enxergaram, fizeram de conta que não viram e hoje estão atirando pedras do governador Ricardo Coutinho, que está sentado na cadeira do governo. Governos passados tiveram oportunidade de fazer e nada fozeram”, afirmou.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas