João Pessoa, 07 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
R$ 170 milhões

Contas do RJ são bloqueadas para pagar dívida com a União

Comentários: 0
publicado em 07/11/2016 às 14h02

As contas do estado do Rio foram bloqueadas na manhã desta segunda-feira (7), por falta de pagamento da dívida de R$ 170 milhões que o estado tem com a União. Com isso, todo o dinheiro arrecadado pelo governo estadual vai direto para a conta da União, até somar o total da dívida, como mostrou o Jornal Hoje.

O estado está impedido de fazer qualquer tipo de pagamento durante o bloqueio. A expectativa é de que a quitação ocorra até quarta-feira (9).

Só estão sendo permitidos os repasses obrigatórios, como por exemplo, o repasse para os municípios e para a saúde.
Esta não é a primeira vez que o estado tem as contas bloqueadas para o pagamento de dívidas. O arresto das contas públicas já foi determinado pela Justiça do Rio, por exemplo, para pagar salários de servidores públicos. Também já foi determinado o bloqueio para pagar o Aluguel Social. A própria União já bloqueou as contas do Rio, após o estado não quitar uma parcela de um empréstimo feito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do qual a União era avalista.

O Governo do Estado diz que as consequências do bloqueio são “o impedimento de fazer qualquer tipo de pagamento até que o valor devido à União seja pago”, mas que não haverá impacto no pacote de medidas anunciado na sexta-feira (4). “O impacto deste impedimento é imediato, não influencia as medidas, já que a maioria é para 2017”, diz a nota enviada.

Globo

Leia Também