João Pessoa, 31 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
POLÊMICA

Dia do Ginecologista: post recebe críticas; hospital gaúcho nega

Comentários: 0
publicado em 31/10/2016 às 15h53
atualizado em 31/10/2016 às 12h58

Neste domingo, dia 30 de outubro, foi celebrado o Dia do Ginecologista. E uma publicação feita em uma página supostamente ligada à Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, no Rio Grande do Sul, vem gerando bastante polêmica.

Na foto postada, a página escreveu a seguinte mensagem: “Sabemos que são estritamente profissionais, mas mesmo assim, nós invejamos vocês”. Como cenário, uma mulher em posição de consulta ginecológica.

A publicação foi deletada da página que seria da Santa Casa por volta das 12h15 desta segunda-feira, após uma enxurrada de críticas feitas nos comentários da postagem. “Vocês são ridículos, demitam quem postou isso imediatamente”, escreveu um internauta.; “O que é isso???”, postou outra pessoa, indignada.

“Estou chocada, indignada e horrorizada com esta postagem machista e misógina. Sofremos todos os dias com a violência, das mais diversas formas e como em tantos outros casos, parte de quem deveria cumprir o seu dever e obrigação de promover a saúde e o cuidado, de garantir que possamos acessar os nossos direitos com dignidade. Lamentável. A instituição tem a obrigação de se retratar com todas as mulheres”, dissertou outra internauta na postagem.

“Postagem completamente sem noção. Um desrespeito às mulheres que já sofrem tanta violência em mais diversos âmbitos, e a obstétrica é mais uma delas. Legitimar esse tipo de conduta é realmente lamentável. Tenho certeza que nenhuma de nós achou a postagem ‘engraçadinha’. Que triste realidade precisamos nos deparar diariamente…”, desabafou outra mulher ao comentar a publicação.

O EXTRA entrou em contato com a Santa Casa, que afirma não ser dona da página responsável pela publicação da mensagem. “Esclarecemos que esta postagem não partiu da pagina oficial de nossa entidade. O logo de nossa pagina oficial é diferente. Já estamos tomando as providencias cabiveis ao caso”, argumenta o hospital, em nota. Abaixo, a imagem da página que a Santa Casa afirma ser a oficial da entidade no Facebook.

NOTA OFICIAL

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO LOURENÇO DO SUL

A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, através de seu Corpo Diretivo, vem a público prestar informações acerca da matéria dedicada a “homenagem ao dia do ginecologista” publicada em 30/10/2016 em um perfil da página de relacionamentos Facebook que se apresenta com o nome desta Entidade:
1) A página responsável pela publicação em questão não pertence a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul, em que pese se utilize do nome desta Instituição;
2) A Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul REPUDIA os termos da referida publicação pelo seu conteúdo;
3) A Direção da Santa Casa de São Lourenço do Sul já encaminhou o caso às Autoridades competentes para a investigação e apuração das responsabilidades;
4) O link de acesso a página oficial da Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul é
https://www.facebook.com/santacasasls/

Atenciosamente,

A Direção.

Após a publicação desta matéria, não somente a postagem polêmica foi deletada, assim como a página que seria um fake da Santa Casa.

Imagem original gerou polêmica em 2012

A foto com a mensagem de mau gosto postada pela Santa Casa virou notícia em 2012, ano de sua criação. O combo, gerado também como “homenagem” ao Dia do Ginecologista, é de autoria da Agência Black, localizada em Porto Alegre.

À época, em entrevista ao portal “UOL”, a equipe publicitária da agência argumentou que a peça não havia sido criada para nenhum cliente, especificamente.
Extra Online 

Leia Também