João Pessoa, 27 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na paraíba

Jutay alerta sobre novo ciclo e pede ações para crianças com microcefalia

Comentários: 0
publicado em 27/10/2016 às 12h59
atualizado em 27/10/2016 às 12h26

O deputado estadual Jutay Meneses usou a tribuna nesta quinta-feira (27) para fazer um alerta sobre a existência de um segundo ciclo de bebês com microcefalia ligada à Zika Vírus. O parlamentar cobrou ações educativas, prevenção e investimento na pesquisa e tratamento por parte do Governo Estadual e Federal. “Precisamos de uma força tarefa, união de forças, para que não tenhamos mais um ciclo de bebes com microcefalia”, comentou, lembrando que faz um ano que a Brasil viveu o surto da doença, quando foi decretada Emergência em Saúde Pública Nacional.

O parlamentar destacou que o alerta de uma nova leva de bebes com a doença veio da médica de Campina Grande Adriana Melo, a primeira a relacionar o surto de microcefalia ao Zika Vírus. A pesquisadora informou que a Zika é uma doença sazonal e que tivemos um período mais calmo, mas a tendência é de que a partir de agora haja um aumento de casos. “Foi notificado este mês, em Campina Grande, o nascimento de um bebê com síndrome provocada pela transmissão do vírus durante a gestação. Há ainda outros três casos de microcefalia sob suspeita”, relatou.

Outro problema que carece de solução, segundo Jutay, diz respeito a recursos para tratamento dessas crianças vítimas de microcefalia, bem como, para a pesquisa encabeçada pela doutora Adriana Melo sobre a temática. Campina Grande atende hoje 117 crianças com microcefalia, mas apenas 15 são de lá. “Esse tratamento custa caro e a cidade não conta com aporte financeiro para essa finalidade”.

Jutay lembrou que existe um projeto de sua autoria que tramita na Assembleia e que cria o Programa Estadual de Assistência à Criança Portadora da Microcefalia. A iniciativa deverá assistir à criança e informar aos pais quanto aos cuidados e particularidades na criação como o acompanhamento ao fonoaudiólogo, fisioterapeuta, realização de terapia ocupacional, além do acompanhamento psicológico aos pais.

O que diz o Ministério – O Ministério da Saúde afirmou não haver evidência científica de novo ciclo de casos de microcefalia. De acordo com a pasta, o número de casos registrados nos últimos dois meses é menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

“Mesmo não havendo evidências claras, precisamos nos antecipar, pois a melhor arma que temos é a prevenção. Por isso, solicito dessa Casa que seja realizada uma campanha educativa sobre a temática em parceria com o Governo do Estado. Precisamos também cobrar dos nossos deputados federais que façam pressão junto ao Ministério da Saúde para que ele não aja por meio de notas e sim de ações efetivas”, disse.

Casos da doença – Em todo o País, foram confirmados até agora 2.033 casos de microcefalia e outras alterações ligadas ao sistema nervoso central relacionadas com a infecção congênita pelo zika.  Ainda permanecem em investigação 3.055 casos suspeitos.

MaisPB

Leia Também