João Pessoa, 26 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM BRASÍLIA

Artur Filho avaliou positivamente protesto contra fim da vaquejada

Comentários: 0
publicado em 26/10/2016 às 08h54
atualizado em 26/10/2016 às 05h55
Protesto reúne manifestantes de todo o país - Foto: Valter Trigueiro

O deputado estadual, Artur Filho (PRTB), avaliou positivamente o protesto, realizado em Brasília nessa terça-feira (25), contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional que reconhecia a prática da vaquejada como esporte no estado do Ceará.

Defensor da vaquejada, o parlamentar não pôde participar da manifestação por compromissos assumidos anteriormente, mas acompanhou ativamente boa parte do protesto através das redes sociais e Internet. “Eu estou aqui, na Paraíba, mas gostaria de estar participando das ações em Brasília, só não fui por causa de compromissos assumidos anteriormente, inclusive, um em especial que não poderia mandar representante que é o aniversário de minha filha Beatriz”, afirmou.

“Foi uma manifestação pacífica, que serviu para mostrar nossa indignação com essa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que proibiu a realização de vaquejadas, desconhecendo assim, uma tradição secular de nossa região e um evento que gera cerca de 700 mil empregos diretos e indiretos, movimenta comércios de vários itens e alegra a nossa gente. Foi lamentável o STF ter decidido por fim a vaquejada, sem ter uma audiência pública para debater o que ela representa para o país, sem ouvir os vaqueiros, criadores, a sociedade”, afirma Artur.

O deputado lembra que a vaquejada de hoje é bem diferente da de anos atrás e que uma série de medidas e mudanças foram adotadas para evitar algum dano aos animais. “Hoje, se usa o protetor de cauda, a cama de areia onde o animal é derrubado é mais espessa, o cavalo não é mais cortado e essas mudanças, adotadas para proteger os animais já estão em pleno uso, por isso, o argumento de maus-tratos, que motivou a decisão do STF, não tem mais embasamento”, finaliza Artur Filho.

MaisPB

Leia Também