João Pessoa, 05 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesta quinta

Unimed realiza transplante de fígado e convoca entrevista coletiva

Comentários: 0
publicado em 05/10/2016 às 15h21
atualizado em 05/10/2016 às 13h34

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley realizou, no último domingo (2), mais um transplante de fígado. O paciente foi o agricultor J.R.S., de 31 anos, que passa bem e deverá ser transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um apartamento do hospital ainda nesta quarta-feira (5). O órgão transplantado foi coletado de um rapaz de 19 anos, vítima de arma de fogo.

O transplante de fígado é o procedimento médico mais complexo a que um ser humano pode ser submetido. A cirurgia de J.R.S. durou seis horas e transcorreu dentro da normalidade. Ele foi assistido por uma equipe de 15 profissionais, chefiados pelo cirurgião do aparelho digestivo Cássio Virgilio Cavalcante de Oliveira.

J.R.S., que era o primeiro da lista de transplantes, tinha Colangite Esclerosante, uma doença rara que fecha os canais do fígado. Como consequência, o fluxo sanguíneo é bloqueado e a bile deixa de ser drenada, ocasionando icterícia.

Marcos históricos

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley é o único da Paraíba habilitado junto ao Ministério da Saúde para realização de transplantes de fígado. O primeiro procedimento ocorreu no dia 8 de junho de 2004 e entrou para a história da medicina paraibana pelo pioneirismo.

A unidade também é responsável por outros marcos históricos na saúde da Paraíba. Entre eles, destacam-se o nascimento de quíntuplos, em 4 de setembro de 2003; o primeiro transplante cardíaco, em 23 de maio de 2004; e o primeiro transplante de rim, em 2 de outubro de 2009.

Estrutura

O desempenho não ocorre por acaso. O Hospital Alberto Urquiza Wanderley dispõe, em sua estrutura, de um moderno centro cirúrgico, um completo Centro de Terapia Intensiva com seis UTIs, Centro de Diagnóstico por Imagem, entre outros serviços essenciais à realização de procedimentos de alta complexidade.

Na equipe médica, estão alguns dos maiores especialistas do Estado e a equipe assistencial é altamente capacitada. Além disso, os investimentos na melhoria dos serviços são permanentes. Prova disso é que o Alberto Urquiza é o único hospital da Paraíba com Acreditação Plena Nìvel 2, um certificado de qualidade da rede hospitalar.

Coletiva

Devido à relevância social que tem esse tema, a Unimed João Pessoa realizará uma coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (06), para divulgar o transplante realizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

A coletiva acontecerá no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a partir das 09h00.

O acesso da imprensa se dará, exclusivamente, pela recepção principal (entrada pela Avenida Beira-Rio). O estacionamento estará liberado para os veículos de imprensa, mas é necessário pegar o ticket e entregar a Girlan Idalino (9-9985-6215), da equipe de assessoria de imprensa, para as devidas providências.

Outras informações pelos telefones 2106-0471 e 9-9106-8030.

MaisPB

Leia Também