João Pessoa, 03 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
EM TODA PARAÍBA

Governo inicia “Outubro Rosa” com ação no centro de diagnóstico do câncer

Comentários: 0
publicado em 03/10/2016 às 16h51
atualizado em 03/10/2016 às 13h52

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou, na manhã desta segunda-feira (3), a Campanha “Outubro Rosa”, cuja ação acontece em toda Paraíba com o objetivo de incentivar mulheres e homens de todas as idades a realizarem exames clínicos para a prevenção do câncer de mama. A abertura aconteceu, oficialmente, no Centro do Diagnóstico do Câncer (CEDC), em João Pessoa, com as presenças da vice-governadora, Lígia Feliciano e da secretária de Saúde, Roberta Abath, com um café da manhã, acolhimento, distribuição de material informativo, além de testemunho de mulheres que venceram o câncer de mama. A campanha segue até o dia 31 de outubro.

“A incidência maior do câncer de mama é em mulheres com mais de 40 anos, mas isso não exclui as outras faixas etárias. A Campanha é destinada a todos e o foco é na prevenção, que é extremamente importante. Em uma simples conversa podemos convencer uma mulher a cuidar da saúde mamária. É preciso, ainda, conscientizar os parentes, os amigos, colegas de trabalho que a campanha não acontece só em outubro, mas sempre”, afirmou a vice-governadora Lígia Feliciano.

Roberta Abath enfatizou que o diagnóstico precoce é o caminho para a redução do número de mortes causadas pelo agravo. “Fazer o auto-exame é responsabilidade de cada mulher, é o tipo de cuidado que não se pode delegar ao outro. A sensibilização tem que partir de cada um de nós, buscando serviços de saúde e fazendo os exames periodicamente. A mulher com mais de 50 anos tem a obrigação de fazer a mamografia, mas não é só isso. É estabelecer a consciência de que o câncer tem cura, principalmente se for diagnosticado no início”, afirmou.

A secretária informou, ainda, que existem 30 mamógrafos espalhados em todo o Estado. “A mulher do mundo moderno precisa ter a consciência de que o câncer não escolhe idade, classe econômica ou etnia. No mês de outubro, nós intensificamos a sensibilização da população, mas os cuidados devem ser regra todo o tempo”, disse ela.

Durante todo o mês de outubro, o CEDC vai oferecer atendimento às mulheres com suspeita ou diagnóstico de câncer de mama. Serão realizadas mamografias, coletas de citopatológico do colo do útero e consultas com mastologista.  O Centro tem estrutura para receber toda a demanda do Estado, com profissionais qualificados para os procedimentos de diagnósticos. Aliado a isso, tem laboratórios de citologia e patologia que auxiliam na confirmação do diagnóstico.

“O mês de outubro é dedicado à saúde mamária e é importante fazer um chamamento para que as mulheres possam ir às Unidades de Saúde da Família para fazer o exame clínico. Caso alguma alteração seja constatada, a mulher é encaminhada para o CEDC. O mais importante no Outubro Rosa é a união de forças da sociedade para despertar sobre a necessidade do exame clínico e, se for o caso, ir ao mastologista que pedirá ultrassonografia, mamografia, punção aspirativa ou biópsia mamária, a depender da situação”, explicou a diretora geral do CEDC, Roseane Machado.

Há um mês, Roseane foi diagnosticada com câncer de mama, de forma precoce, o que fez toda diferença. “Mesmo trabalhando diretamente com o assunto, a notícia foi um choque. Observei o nódulo enquanto fazia o exame de toque e procurei logo o médico especialista para fazer o exame clínico da mama. Hoje faz 28 dias que fiz a cirurgia e me sinto uma pessoa renovada, em todos os sentidos. Mas, pra isso, foi necessário diagnosticar precocemente”, relatou.

Ela salientou, ainda, a importância da mulher conhecer o próprio corpo e apalpar as mamas rotineiramente. “No banho, em frente à TV, antes de dormir, não importa o momento. Ao perceber alguma alteração, a mulher deve buscar o atendimento médico especializado – a triagem é feita nas Unidades de Saúde da Família. Caso o médico detecte que existe, de fato, algum nódulo, a paciente é encaminhada ao CEDC para realizar os exames necessários e, se preciso, iniciar o tratamento contra o câncer”, informou Roseane.

Mesmo que com o auto-exame a mulher acima de 40 anos não perceba alterações na mama, é importante fazer a mamografia uma vez por ano. “Por mais inicial que seja, a notícia de um câncer realmente abala o psicológico. Mas vamos unir forças e perceber que, quanto mais precoce se diagnostica a lesão, a possibilidade de cura é de praticamente 100%, como foi o meu caso”, comentou.

MaisPB

Leia Também