João Pessoa, 03 de outubro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Vitórias maiúsculas

Comentários: 0
publicado em 03/10/2016 às 14h22
atualizado em 03/10/2016 às 11h29
romero-rodrigues-e-luciano-cartaxo

De estilos parecidos, Romero Rodrigues e Luciano Cartaxo batem adversários, com folga

Luciano Cartaxo, em João Pessoa, conseguiu aglutinar, com muita habilidade, paciência e jogo de cintura, uma grande aliança, envolvendo PMDB e PSDB, duas forças importantes da política paraibana, no seu palanque.

Começou a ganhar a eleição em setembro de 2015, um ano antes das urnas, quando ousou deixar o PT, e sair da posição de refém do governador Ricardo Coutinho e do PSB. Foi o pulo do gato.

Mas nada disso seria possível sem uma gestão com considerável índice de aprovação popular. Sem uma boa avaliação de governo, sem obras e sem o crivo do eleitorado, pouco valeria os acertos da articulação política. Ninguém ganha eleição só com partidos.

Foi essa soma que levou Luciano Cartaxo a impor uma consagradora maioria em cima do seu principal e direto contraponto, Ricardo Coutinho, que lhe fez pessoalmente oposição e protagonizou pesados ataques.

Em Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues, reeleito com 62% dos votos no primeiro turno, contabilizou uma proeza, a julgar pelo fato de que há seis meses ainda era alvo de boatos de substituição do seu nome no PSDB.

Enfrentando o ex-prefeito Veneziano Vital, força política com histórico de vitórias na cidade, e o presidente da Assembleia, Adriano Galdino, candidato do governador do Estado, Romero bateu a ambos, com folga.

Na campanha, imprimiu seu estilo pessoal, simples, mas trabalhador, e fortaleceu a marca de um governante decente, humilde, de pé no chão. Não deu outra. O povo de Campina Grande majoritariamente entendeu a mensagem e decidiu dar a ele mais um mandato.

A vitória de Luciano, em João Pessoa, e de Romero, em Campina Grande, têm pontos em comum. Desacreditados no começo, os dois se superaram com estilos parecidos. Leves, de poucas arestas, capacidade de diálogo e portfólio de gestão. Será um recado?

Roda…
Os resultados nas duas maiores cidades da Paraíba traz outro traço: a oposição ao Governo, leia-se o senador Cássio Cunha Lima, saiu fortalecida.

…Gigante
Basta observar, também, a geografia política dos dez mais importantes colégios eleitorais. Um dado de hoje capaz de refletir no amanhã chamado 2018.

Ricardo Coutinho 1Ponto de equilíbrio
Se perdeu praticamente em toda a região metropolitana de João Pessoa, à exceção de Conde, o governador Ricardo Coutinho (PSB-foto) elegeu aliados e filiados ao PSB em cidades de porte médio, como Esperança, Queimadas, Sousa e Princesa Isabel.

BRASAS
*De fininho – Na entrevista coletiva, nenhum aliado expressivo esteve ao lado da ‘companheira’ e aguerrida Cida Ramos (PSB). Ninguém gosta de dividir derrota…

*Cansaço – Luciano Cartaxo tirou esta segunda para descansar. Nos últimos dias, as atividades de campanha não lhe deixaram dormir.

*Matemática – Em Cajazeiras, prevaleceu a soma da aliança entre a oposição e os votos do deputado Zé Aldemir (PP), que rompeu com o grupo de Carlos Antônio (DEM) e da prefeita Denise Oliveira (PSB).

*Empate – Se perdeu em Campina com Veneziano, Dércio Alcântara, publicitário, solta fogos com a virada histórica de Dinaldinho (PSDB), em Patos.

*Maré ruim- Nem o pior inimigo do deputado Adriano Galdino imaginou que ele sairia de 2016 perdendo para Bolinha, sem o irmão vereador em Campina e com a esposa derrotada em Pocinhos.

FALA CANDINHA!
Enigma
Dona Candinha amanheceu encucada com um sonho que teve a noite toda. A uma cigana, ela contou buscando interpretação. “Uma lesma engolia um girassol”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO
Quando e qual será a próxima tuitada do governador Ricardo Coutinho?

Cida Ramos 1PINGO QUENTE
“Eu sou uma vitoriosa”. Da ex-candidata à prefeita de João Pessoa, Cida Ramos (PSB), em entrevista à TV Arapuan, logo após o resultado em que perdeu com 100 mil votos de maioria para Luciano Cartaxo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também