João Pessoa, 20 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Dia da Árvore

Semam distribuirá 250 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica nesta 4ª

Comentários: 0
publicado em 20/09/2016 às 11h40
atualizado em 20/09/2016 às 08h41

Para celebrar o 21 de setembro, Dia da Árvore, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), fará, nesta quarta-feira (21), a distribuição de 250 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, durante toda a manhã, em cinco trechos da Avenida Epitácio Pessoa. As mudas serão distribuídas junto com um panfleto com informações sobre os cuidados durante o plantio e ainda dados sobre os benefícios das áreas verdes para a qualidade de vida da população.

No período 2013-2016 foram plantadas 123.427 mil mudas de árvores por toda a cidade de João Pessoa. O trabalho vem sendo feito pelas equipes da Semam, da Divisão de Arborização e Reflorestamento, que coordenam o plantio urbano e são responsáveis pela produção de mudas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas. As mudas são plantadas nos espaços públicos, como calçadas, praças, canteiros centrais de ruas e avenidas, áreas degradadas, nascentes de rios, matas ciliares, escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).

Parque da Lagoa – No Parque da Lagoa Solon de Lucena a PMJP replantou 500 mudas de árvores e arbustos, como parte do projeto de requalificação do espaço. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, “o replantio no Parque da Lagoa já está promovendo mudanças significativas no ecossistema, com o nascimento espontâneo das primeiras mudas naturais, depois de anos sem sofrer nenhuma intervenção no local. Ainda durante as obras, no começo de abril de 2016, nossos técnicos identificaram mudas naturais de oitizeiro, que foram levadas para o Viveiro Municipal de Plantas Nativas”, concluiu.

Saúde e qualidade de vida – As árvores produzem oxigênio para nossa respiração, diminuem a poluição do ar, neutralizando a emissão de carbono, e diminuem ainda a temperatura, deixando a cidade muito mais bonita. As pesquisas mostram que as áreas verdes, com árvores, têm temperaturas até três graus centígrados menores. Entre outros benefícios, as árvores contribuem para a saúde da população, que podem desfrutar das sombras nas praças das cidades, praticar atividades físicas ou simplesmente descansar e contemplar a natureza. Elas são imprescindíveis ainda para conter a erosão do solo, evitando o assoreamento dos rios e as cheias em caso de enchentes.

Cuidados para o plantio – É importante escolher o local adequado para o plantio da muda. Árvores de pequeno porte, como ipê-mirim, urucum, pata-de-vaca e romã podem ser plantadas em calçadas mais estreitas, com largura menor que dois metros. Já as de médio porte, como aroeira, mororó, perobinha e algodão-da-praia, pedem calçadas mais largas, maiores que dois metros e não podem estar em áreas de fiação elétrica. As de grande porte, como imbiribeira, ipê amarelo, ipê roxo, oitizeiro, pau brasil, pau ferro e sibipiruna, devem ser plantadas em praças, parques e quintais grandes.

Leia Também