João Pessoa, 19 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nos eua

Bomba é desarmada perto de estação de trem de cidade de Nova Jérsei

Comentários: 0
publicado em 19/09/2016 às 09h16
FBI na estação de trem no centro de Elizabeth para investigar origem de artefato (Foto: Chris Bollwage/Twitter)

Uma bomba de fabricação caseira foi detonada após ser localizada perto de uma estação de trem na cidade de Elizabeth, no estado de Nova Jérsei, nos Estados Unidos.

O pacote explodiu na madrugada desta segunda-feira (19) enquanto era examinado por um robô do esquadrão antibombas, disse o prefeito de Elizabeth, Chris Bollwage, segundo a emissora “NBC”. A cidade fica a cerca de 25 km de Nova York.

O artefato poderia conter até cinco dispositivos explosivos de fabricação caseira e, segundo Bollwage, pelo estrondo da explosão poderia ter causado feridos graves, o que não ocorreu porque a área tinha sido evacuada.

O pacote foi localizado nas vias do trem perto da estação por duas pessoas, que avisaram a polícia. Imediatamente, agentes locais e do FBI foram examinar o artefato, que pouco depois explodiu. Alguns veículos de imprensa disseram que a explosão foi controlada pelos peritos.

Outras explosões
Este novo pacote explosivo surge após a explosão, no sábado (17), de uma bomba na cidade de Nova York, que deixou 29 feridos. Horas antes do ataque em NY, outra bomba explodiu em uma cidade litorânea de Nova Jérsei. As autoridades também evacuaram dezenas de casas enquanto procuravam mais artefatos.

A bomba que explodiu no bairro de Chelsea, em Nova York, estava cheio de pequenos “rolamentos de metal”. Uma segunda bomba, que foi encontrada a quatro quarteirões de distância e que não explodiu, parecia estar preenchida pelo mesmo material. As duas bombas foram feitas com panelas de pressão e luzes de natal.

O governador de NY, Andrew Cuomo, disse no domingo (18) que a explosão foi um ato de terrorismo que aparentemente não tem conexões internacionais. Ainda não foi divulgado nenhum motivo para os ataques.

Um americano de origem afegã de 28 anos é procurado pela polícia por suposta ligação no atentado. O suspeito foi identificado como Ahmad Khan Rahami pelo FBI (polícia federal americana).

Segundo o FBI, o último endereço conhecido de Rahami era em Elizabeth, no estado de Nova Jérsei. Investigadores ainda apuram se há relação entre os artefatos encontrados em NY e em Nova Jérsei.

G1

Leia Também