João Pessoa, 18 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
parque solon de lucena

Semob abre programação da Semana Nacional do Trânsito com ação em JP

Comentários: 0
publicado em 18/09/2016 às 15h17
atualizado em 18/09/2016 às 12h19
Ação aconteceu na Lagoa - Foto Rafael Passos/SecomPMJP

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), deu início a a programação da Semana Nacional do Trânsito, neste domingo (18), com uma ação de conscientização no Parque da Lagoa Solon de Lucena. Durante a atividade os visitantes do espaço receberam panfletos com orientações dos educadores de trânsito.

Com o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro!”, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana Nacional vai trabalhar de forma educativa os diversos públicos como pedestres, motoristas e ciclistas.

Segundo o superintendente da Semob, Carlos Batinga, o trabalho de educação no trânsito é realizado durante o ano todo, mas nessa semana a mobilização se intensifica. “A mortalidade no trânsito é uma preocupação mundial e a Semana Nacional do Trânsito tem como objetivo estimular a mudança de postura de toda a sociedade para reduzir o número de acidentes, além de acompanhar a Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito, instituída pela ONU, entre 2011 e 2020”, destacou o superintende.

“Neste domingo e no próximo, estaremos trabalhando em espaços de lazer como o Novo Parque da Lagoa e a praia, abordando as pessoas que andam na ciclofaixa com patins, skates e bicicletas dando orientações para que o local possa ser compartilhado por todos de forma segura”, explicou a coordenadora de Educação para oTrânsito da Semob, Gilmara Branquinho.

Para a aposentada Eunice Barbosa, educação nunca é demais, principalmente quando se trata de idosos no trânsito.”Já perdi um irmão num acidente de carro e considero muito importante esse tipo de ação para diminuir o número de acidentes”, desabafou.

A programação Semana Nacional do Trânsito seguirá até 25 de setembro com equipes da Semob promovendo ações educativas dentro da política de trabalhar por um trânsito mais humanizado, reforçando a bandeira da “Paz no trânsito” e chamando atenção da população quanto à importância do respeito às normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Seguindo o calendário de atividades, entre 20 e 22 de setembro, no auditório dos Correios e Telégrafos, também será realizado um curso promovido pela Semob para funcionários da Autarquia, extensivo a servidores do Detran, DER, BPTran, PRF, Dnit e os consórcios Navegantes e Unitrans, com carga horária de 24 horas. O curso será ministrado por Irene Rios, do Estado de Santa Catarina, que é Mestra em Educação, professora Universitária de Educação para o Trânsito e Consultora e Especialista em Educação no Trânsito.
MaisPB

Leia Também