João Pessoa, 13 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
educação

Tovar lamenta resultado de escolas estaduais no Ideb e destaca CG

Comentários: 0
publicado em 13/09/2016 às 12h28
atualizado em 13/09/2016 às 09h30
Deputado estadual, Tovar Correia Lima (PSDB)

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (13), para lamentar o desempenho das escolas do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação, na semana passada. Ele aproveitou para reconhecer os esforços feitos nos municípios de Campina Grande e João Pessoa, que superaram as metas estabelecidas.

“Lamentamos é que quem amarga o dissabor desse resultado são as nossas crianças e jovens, que sofrem com um governo que não trata a Educação como prioridade. Mas, o que me deixa mais aliviado, é saber que existem gestores, que ao contrário do governador, têm compromisso com a educação dos paraibanos”, comentou.

A Paraíba ficou nota 3,1 e sequer chegou a atingir a média estipulada pelo MEC, ficando na 19ª (décima nona) posição entre os Estados, à frente apenas de Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Bahia Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

“A nota reflete a herança de descaso e da falta de planejamento que o atual Governo vem deixando para os paraibanos. Afinal, quem fecha escolas e não valoriza os professores não poderia ter senão esse tipo de resultado”, lamentou.

Para Tovar, o desempenho das escolas estaduais no Ideb é a prova que os investimentos em Educação, tanto propagados pelo governador Ricardo Coutinho, não estão sendo realizados. “Se esse governo tivesse mais um pouco de compromisso com os paraibanos, a nossa nota do Ideb seria diferente”, sentenciou.

Exemplos – Contudo, o deputado lembrou que alguns municípios da Paraíba conseguiram resultados positivos, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande e Boa Vista. Na Rainha da Borborema, as escolas do município superaram a meta projetada para o IDEB para o ano de 2015, tanto para os anos iniciais quanto para os anos finais do Ensino Fundamental.

“Isso só reforça o compromisso que a gestão do prefeito Romero Rodrigues vem assumindo com a Educação de Campina. Algo de quem considera a Educação realmente como prioridade”, pontuou.

Tovar atribui algumas ações responsáveis por esse crescimento, dentre os quais investimentos na formação continuada de professores; distribuição de oito mil tablets para os alunos do Ensino Fundamental como ferramenta de estímulo à aprendizagem e inclusão digital; além das reformas e melhorias na infraestrutura das escolas para melhor acolher os estudantes.

PEC 20 – Ele citou também como bom exemplo de iniciativa para melhorar a Educação, o projeto de Lei do deputado federal Pedro Cunha Lima, a PEC 20/2015, chamada de ‘PEC da Nova Educação’. Ele explicou que o projeto vai garantir que o professor seja a categoria responsável pela Educação e que seu subsídio máximo seja considerado limite superior dos agentes administrativos públicos no Brasil.

MaisPB com Assessoria

Leia Também