João Pessoa, 12 de setembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NESTA SEGUNDA-FEIRA

Áustria adia repetição de eleição presidencial por erros nas cédulas

Comentários: 0
publicado em 12/09/2016 às 08h31

O governo da Áustria anunciou nesta segunda-feira (12) que adiou, sem detalhar uma data concreta, a repetição das eleições presidenciais, previstas para o dia 2 de outubro, devido a erros de produção nas cédulas de voto por correio.

O adiamento se deve ao surgimento de vários envelopes defeituosos, que, ao não fechar bem o envoltório, invalidariam o voto, podendo causar uma nova impugnação do pleito, como aconteceu na votação anterior, anulada em maio por irregularidades na apuração dos votos pelo correio.

O ministro do Interior austríaco, o conservador Wolfgang Sobotka, afirmou que o objetivo é realizar as eleições antes do início de 2017, quando for tecnicamente possível.

Como possíveis datas, o ministro mencionou o dia 27 de novembro e 4 de dezembro, embora tenha deixado entrever que não está descartado que as eleições tenham que ser realizadas no ano que vem.

A data das novas eleições depende agora do consenso entre os partidos políticos austríacos, que devem reformar a lei eleitoral, possivelmente com maioria qualificada, acrescentou Sobotka, expressando que sua preferência pessoal é o dia 27 de novembro.

Ele reconheceu que esta situação causou “prejuízo” à imagem do país, embora tenha destacado que se trata de um “problema técnico” que não permite garantir a realização correta do pleito.

No segundo turno, no dia 22 de maio, ganhou o candidato Alexander Van der Bellen com uma pequena vantagem sobre o direitista Norbert Hofer.

No entanto Hofer e seu partido, o ultranacionalista FPÖ, impugnaram as eleições por supostas irregularidades formais na apuração dos votos por correio.

G1

Leia Também