João Pessoa, 25 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
lava jato

Foto mostra Lula e ex-diretor da OAS que disse não conhecer

Comentários: 0
publicado em 25/08/2016 às 22h19

Um relatório da Polícia Federal afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou conhecer Paulo Gordilho ao depor no dia 4 de março passado, quando foi levado coercitivamente a depor no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, mas aparece com o ex-diretor da OAS, em fotos apreendidas pela Lava-Jato no acervo pessoal do executivo. O relatório foi antecipado nesta quinta-feira no site do jornal O Estado de S.Paulo. “Causa estranheza fato de, em declarações, o ex-presidente Lula negar conhecer Paulo Gordilho, mas em outro momento aparecer ao lado do mesmo em fotos”, “demonstrando dessa forma haver relação de proximidade”.

Na foto apreendida pela PF, Lula aparece no bar do sítio de Atibaia, ao lado de Gordilho. Segundo as investigações, Gordilho comandou parte das reformas no sítio e teria sido o responsável também pela compra de cozinhas e móveis planejados, instalados tanto na propriedade de Atibaia quanto no tríplex do Guarujá. O sítio está em nome de Fernando Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho. O apartamento está no nome da OAS. O ex-presidente Lula nega ser dono das duas propriedades.

Em março passado, a PF perguntou a Lula se ele era amigo de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. O ex-presidente disse que era amigo e gostava do empresário. Perguntado se conhecia Gordilho, ex-diretor da OAS Empreendimentos, Lula negou:

Lula: Por nome não, mas…

PF: Não? O Paulo Gordilho, não?

Lula: (sinal negativo com a cabeça)

PF: O senhor conhece algum ex-diretor da OAS?

Lula: Não.

Mensagens colhidas pela PF no celular de Paulo Gordilho mostram conversas nas quais ele fala sobre as obras no sítio e diz que vai a Atibaia “duas vezes por semana”, a trabalho. Com a filha, o executivo comenta sobre a cozinha do sítio e a obra de contenção do lago.

Gordilho fala ainda com a filha sobre um encontro em Atibaia “na fazenda de Lula”, no qual estarão presentes, além de dona Marisa Letícia, também o então presidente da OAS, Léo Pinheiro, para tratarem de assuntos relacionados à casa e à lagoa “que está vazando”. Paulo Gordilho conta que haverá um segundo encontro com dona Marisa na mesma semana para tratar do assunto.

A PF afirma que Gordilho “tem demasiada preocupação com o sigilo do encontro, pedindo sua filha “sigilo absoluto”.

Os advogados do ex-presidente Lula afirmaram, em nota, que a família Lula não é proprietária de qualquer imóvel no Edifício Solaris, no Guarujá, ou em Atibaia, e que “os imóveis pertencentes a Lula estão devidamente declarados à Receita Federal”.

“A obsessão da Lava-Jato em tentar incriminar o ex-presidente e atacar sua reputação e de seus familiares faz com que os investigadores se valham de procedimentos ocultos e de seguidos vazamentos de questões absolutamente irrelevantes, gastando tempo e recursos públicos do Estado.

No dia 4 de março de 2016 Lula foi conduzido coercitivamente sem ter sido intimado, medida sem previsão na legislação brasileira, para depor no aeroporto de Congonhas. Perguntado sobre o nome de Paulo Gordilho, entre muitos outros nomes, respondeu “por nome, não”. O ex-presidente não é obrigado a recordar o nome de todas as pessoas que já tiraram foto com ele”, disse em nota o advogado Cristiano Zanin Martins.

A nota afirma que uma investigação sobre o Edifício Solaris foi concluída “sem identificar um apartamento pertencente a Lula naquele empreendimento”.

Na quarta-feira, o juiz Sérgio Moro aceitou o pedido de acesso da defesa do ex-presidente Lula ao inquérito que investiga o tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá. O MP investiga se o ex-presidente é o real proprietário do apartamento 164-A, que está em nome da OAS.

Extra

Leia Também