João Pessoa, 24 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
mudanças

Seca: Benjamin Maranhão aprova Dnocs comandando obras

Comentários: 0
publicado em 24/08/2016 às 12h12
atualizado em 24/08/2016 às 16h00
Benjamin Maranhão evita polemizar com Felipe

O deputado federal e coordenador da bancada paraibana no Congresso Nacional, Benjamin Maranhão (SD), destacou, nesta quarta-feira (24), a importância do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e disse que o órgão terá a capacidade de executar ações de enfrentamento a seca como ficou decidido pelo Governo Federal. “O Dnocs foi sucateado por 13 anos e, agora, essa decisão do Governo é um aceno de que este órgão voltará a desenvolver as ações tão impontes para o nosso Nordeste”, disse.

Benjamin também repudiou as acusações feitas pelo deputado estadual petista Anísio Maia contra o senador José Maranhão (PMDB), o acusando de “o rei da seca”. “É algo de extremo mau gosto querer colocar uma alcunha indevida em um ex-governador como José Maranhão que foi um dos que mais executou obras hídricas na Paraíba. Vemos isso pelas obras como a barragem de Acauã, as adutoras de Patos e do Cariri e o Canal da Redenção. Até o projeto das Vertentes Litorâneas foi todo projetado no Governo Maranhão, sem falar nos inúmeros poços e projetos simplificados que foram feitos há época pelo projeto Cooperar. Então é injusto essas colocações feitas pelo deputado Anísio Maia querendo acusar o senador José Maranhão de comandar uma indústria da seca no Estado”, lamentou Benjamin.

Para Benjamin Maranhão, a mudança de comando das obras vai possibilitar que o Governo Federal execute diretamente as obras que interessam a população afetada pela seca, como também vai multiplicar as parcerias com os prefeitos que estão na ponta e sabem quais são as principais necessidades. Hoje, a Paraíba tem 170 municípios em estado de calamidade pública, sem água.

“Até porque o Dnocs tem todas as condições para execução dessas obras. Mesmo com as limitações e havendo essa priorização das obras serem executadas pelo Governo do Estado, o órgão já vinha atuando na perfuração de poços, construções de pequenas adutoras, recuperação de barragens. Isso tudo de forma constante”, destacou Benjamin, acrescentando que o atual Governo deu um passo importante para realização de obras estruturantes de convivência com a seca, sensibilidade que faltou no Governo Dilma.

MaisPB

Leia Também