João Pessoa, 17 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
fiscalização

OAB-PB intensifica ações de combate ao Caixa 2

Comentários: 0
publicado em 17/08/2016 às 12h25
atualizado em 18/08/2016 às 03h06

Com o início da campanha eleitoral 2016 nos 223 municípios paraibanos, nesta terça-feira (16), a Ordem dos advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), irá intensificar as ações do Comitê de Combate ao Caixa 2.

O projeto, que é um desdobramento do Movimento Eleições Limpas e tem como meta dar espaço para denúncias de campanhas milionárias, desproporcional ao valor arrecadado legitimamente de pessoas físicas e repasses de fundo partidário. Para auxiliar neste processo de vigilância, a OAB, em todo o país, disponibiliza um aplicativo para aparelhos celulares, capaz de formalizar denúncias, que serão analisadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

“A OAB-PB tem a preocupação de estimular o cidadão a denunciar qualquer tipo de prática ilícita, que poderá interferir no resultado do pleito em favorecimento de um eventual candidato, disse a membra da Comissão Eleitoral da OAB-PB, Adriana Rodrigues da Silva.

Para baixar o aplicativo é só clicar no link: http://contraocaixa2.oab.org.br/#sec-aplicativo

O eleitor também pode fazer a sua denúncia através do hotsite do comitê, disponível no link: http://caixa2.oabpb.org.br/ e em breve, através do whatsapp. O objetivo dos comitês em todos os municípios é de fiscalizar, conscientizar e receber denúncias de cidadãos sobre irregularidades no financiamento de campanhas para prefeito e vereador”, explicou Paulo Maia.

O presidente acrescenta que o comitê também tem função educativa para uma mudança de mentalidade do cidadão brasileiro. “É importante saber que o comitê não irá se esvair apenas no recebimento de denúncias. Mas que a sociedade possa entender também o papel do voto consciente, o papel de não se vender, pois os políticos eleitos estão lá por nossa escolha. Portanto, a raiz da corrupção não é apenas os financiamentos privados de campanhas, mas também o exercício equivocado da cidadania ao escolher maus candidatos”, afirmou.

MaisPB

Leia Também