João Pessoa, 08 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
iniciativa

Semob inicia fiscalização na faixa exclusiva de ônibus em Mangabeira

Comentários: 0
publicado em 08/08/2016 às 11h13

Após mais de 30 dias operando em caráter educativo, a partir desta segunda-feira (8) toda a extensão da faixa exclusiva para circulação do transporte coletivo urbano em Mangabeira será fiscalizada por agentes da Superintendência Executiva de mobilidade Urbana (Semob-JP), bem com pelas câmeras de monitoramento do órgão. Apesar da fiscalização, para a Semob o mais importante é contar com a consciência da população no sentido do respeito à via exclusiva de ônibus.

A exemplo das demais faixas exclusivas existentes na cidade, o condutor de veículo que trafegar na via exclusiva, fora do limite máximo de 50 metros antes de uma conversão à direita ou para acesso a um imóvel, será autuado pela infração de trânsito cometida e pagará uma multa de R$ 127,69 – mais cinco pontos na sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), pois é considerada infração grave.

Com a faixa exclusiva, a intenção da Semob é que haja uma distribuição mais justa das vias da cidade, priorizando o transporte coletivo que, em média, é responsável por aproximadamente 70% dos deslocamentos da população. A faixa exclusiva de ônibus proporciona mais agilidade ao transporte coletivo, reduzindo o tempo de viagem, bem como mais segurança para o trânsito de veículos e pedestres onde ela está operando.

O superintendente da Semob, Carlos Batinga, destacou a importância da faixa exclusiva de ônibus para o bairro. “As linhas que trafegam pela Josefa Taveira transportam em média 68.000 passageiros por dia. Em pesquisa realizada pela Semob, 82% das pessoas que procuram o comércio e os serviços de Mangabeira utilizam o ônibus, sendo que 18% veículos particulares”, disse.

MaisPB

Leia Também