João Pessoa, 26 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

A preocupação de RC

Comentários: 0
publicado em 26/07/2016 às 16h01

Essas iniciais do título destes escritos correspondem às do empresário Roberto Cavalcanti, presidente do Sistema Correio de Comunicação. Se elas também podem sugerir o nome de algum político atualmente com mandato parlamentar ou de governante, esqueçamos essa hipótese porque não nos vem à mente qualquer lembrança de que vereador, deputado, prefeito, governador ou presidentetenham feito manifestação (com palavras e ações) tão pertinente quanto à expressa por Roberto Cavalcanti em seu artigo do domingo recente, no Correio da Paraíba, titulado de “Preocupação”.

Em seu texto, RC demonstra “o estrago tremendo que a recessão tem causado ao Nordeste” e aponta que “nossas atividades econômicas encolheram nos últimos doze meses 5,3%, quando a retração média do país oscila na casa de 3,5%”. Também adverte que “o mercado de trabalho foi duramente atingido” e que “o Nordeste responde por 17,7% das vagas eliminadas”. Quanto ao encolhimento das atividades econômicas nos últimos doze meses especificamente no tocante ao volume de vendas no comércio varejista, RC mostra-se bem mais apreensivo porque – como ele próprio se expressa – “chega, na Paraíba, a um recuo superior a 10%.

Com a esperança de que logo logo enxerguemos “a luz no fim do túnel”, RC chama a atenção de que o Nordeste – e em especial a Paraíba – “tem diante de seu horizonte uma missão (muito) possível”, qual seja, a de “Mostrar ao Brasil a extensão da força nordestina”.

Entretanto – e aqui e agora somos nós que dizemos – fica pouco possível “enxergar-se a luz no fim do túnel” a continuar essa cultura de excessos de pontos facultativos por parte de alguns segmentos do setor público, como também a persistência na falta de integração (harmonia) no planejamento das ações e das próprias atividades da administração pública, inclusive no âmbito dos três Poderes. Observe-se que hoje, terça-feira, o Poder Executivo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa estão com suas repartições funcionando dentro de seus horários normais, (pelo menos foi esta a informação dada até às 11h de ontem),enquanto o Tribunal de Justiça (TJ/PB) e o Tribunal de Contas (TCE/PB), a pretexto de reverenciar o ex-presidente da Paraíba, João Pessoa, resolveram fechar suas portas desde segunda-feira (obviamente desde sábado), retornando ao expediente normal só na quarta-feira, dia 27. No entanto, nem o TJ/PB nem o TCE/PB divulgaram quais os eventos (fora fechar as respectivas unidades) que estão promovendo desde ontem para reverenciar o ex-presidente João Pessoa.

Fato é que com o TJ/PB e o TCE/PB fechados, isto provoca um “efeito dominó” relativamente a várias outras unidades de trabalho, até mesmo nas atividades de lavadores de carros, fiteiros, restaurantes e, principalmente, escritórios de advocacia. Ou não?!… Mas…

vale_transporte

Leia Também