João Pessoa, 21 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alianças

Após puxão de orelha da Nacional, PT da PB recua de veto

Comentários: 0
publicado em 21/07/2016 às 12h34
atualizado em 21/07/2016 às 13h19

A direção estadual do PT recuou na decisão de vetar alianças com todos os partidos que apoiaram o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Em nota, a direção informou que acata a determinação da direção nacional do PT para que as alianças sejam analisadas isoladamente.

A decisão do PT paraibano acontece após o secretário nacional de Organização do PT, Florisvaldo Raimundo de Souza, encaminhar ofício ao diretório estadual da legenda na Paraíba, alertando para a necessidade de alinhamento com a decisão da direção nacional em relação à política de alianças para a disputa das eleições municipais deste ano.

O dirigente nacional  ressalta que o partido não apoiará candidatos (as) que votaram e/ou apoiaram publicamente o impeachment, mas o veto não se estende aos partidos destes candidatos.

Conforme a nota, assinada pela presidente estadual do partido, Giucélia Figueiredo, as alianças nos municípios da Paraíba serão analisadas, avaliadas e deliberadas isoladamente, levando em consideração cada realidade local.  Uma reunião foi convocado para o dia 25 de julho com o intuito de discutir o processo eleitoral.

Confira a nota do diretório estadual:

A Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba vem, através desta Nota, esclarecer as informações sobre o posicionamento do Diretório Nacional a respeito da Resolução, aprovada no dia 18 de julho de 2016 pela Executiva Estadual, que trata da construção das alianças municipais nas eleições deste ano.

 Considerando que o Diretório Nacional do PT, através da Secretaria Nacional de Organização, informou por meio do oficio 106/2016 a instância estadual que a deliberação política tomada pela Executiva, por UNANIMIDADE, “discorda da decisão do Diretório Nacional” sobre Tática Eleitoral e política de alianças nos municípios para as eleições 2016.

Considerando que nesta determinação foi enviado um trecho da Resolução Política do Diretório Nacional do PT que, em 17 de maio de 2016, definiu a ação do partido nas eleições de 2016 e o papel de cada instância neste processo:

 “dado o conjunto de compromissos defendidos pelo PT ao longo de suas administrações públicas, é indispensável o esforço de diálogo com os partidos do campo democrático-popular e estendê-lo, caso a caso, a setores e partidos que, mesmo fora deste espectro, defendam conosco pontos programáticos para as eleições municipais. O PT não apoiará candidatos (as) que votaram e/ou apoiaram publicamente o impeachment.”

 Considerando ainda que esta mesma Resolução remete para as Direções Estaduais a avaliação final das coligações e tática eleitoral nos municípios antes de registro junto a Justiça Eleitoral, em especial nas cidades com menos de 100 mil eleitores:

 “a chapa final, com a definição de coligações em cada município, somente poderá ser registrada na Justiça Eleitoral após a devida aprovação pelas respectivas direções estaduais…”.

 A Direção Estadual do PT da Paraíba decide acatar a determinação da Direção Nacional do PT, informando a todos que sobre a Tática Eleitoral das alianças nos municípios da Paraíba, estas serão analisadas, avaliadas e deliberadas caso a caso, levando em consideração cada realidade local conforme determina a Resolução da DN PT. Esta avaliação será feita na reunião da Executiva Estadual que será realizada no próximo dia 25 de julho de 2016 em João Pessoa capital.

Direção Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba

Giucélia Figueiredo / Presidenta do PT da Paraíba

Jackson Macêdo / Secretário de Organização do PT da Paraíba

Josenilton Feitosa / Coordenador do GTE do PT da Paraíba

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas