João Pessoa, 16 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
GOLPE FRACASSADO

‘Tremeu o aeroporto’, diz deputado do Brasil ao relatar bombas na Turquia

Comentários: 0
publicado em 16/07/2016 às 10h34

Os deputados federais pelo Amapá Cabuçu Borges (PMDB) e Roberto Góes (PDT) estão impedidos de embarcar no aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia. Eles retornavam para o Brasil quando o local foi fechado por militares durante a tentativa de golpe ao governo do presidente Recep Tayyip Erdogan.

A situação no país teria sido controlada e deixou pelo menos 161 mortos e 1.440 feridos, sem contar os golpistas, declarou neste sábado (16) o primeiro-ministro Binali Yildirim. Os militares justificaram a tentativa de assumir o poder “em prol da ordem democrática. O governo, por outro lado, afirmou que o ato se tratava de uma minoria dentro das Forças Armadas da Turquia.

Por telefone, os deputados relataram ter presenciado desespero dos turcos e ouvido bombas ao redor do aeroporto. Uma delas, segundo eles, teria causado muita tensão e medo após a estrutura do aeroporto tremer com o impacto da explosão. Em um vídeo gravado por Cabuçu Borges, é possível ouvir gritaria ao fundo.

“Estamos aqui em Istambul, onde está tendo toda essa situação de tentativa de golpe. Tudo está muito tenso. Aviões de caça estão passando regularmente por cima do aeroporto e escutamos três situações que talvez tenham sido bombas, inclusive uma foi tão forte que tremeu o teto do aeroporto. Todo mundo está com extrema tensão, correndo e chorando”, contou o deputado Cabuçu.

O pedetista Roberto Góes informou que todos os voos foram cancelados e homens invadiram o aeroporto para tomar o controle do lugar.

“Chegamos aqui e o aeroporto foi fechado, cancelando todos os voos. De vez em quando passa um avião rasante por cima do aeroporto. Escutei o que possa ter sido bomba. A estrutura até tremeu. Tiveram homens que invadiram o aeroporto, mas não sabemos se eles são contra ou a favor ao governo. A embaixada já ligou para nós e dá auxílio”, acrescentou Góes, também por telefone.

Em comunicado, o Itamaraty recomendou “a todos os cidadãos brasileiros que residam ou estejam na Turquia que façam contato com seus familiares no Brasil” e “evitem a circulação pelas ruas, em todo o país, até que a situação se normalize”.

Os parlamentares participavam da visita da Comissão de Esportes da Câmara ao XVI Gymnasiade, uma das maiores competições escolares do mundo. O evento ocorre na cidade de Trabzon.

Além dos deputados amapaenses, estão em visita na Turquia pela Câmara os parlamentares Evandro Roman (PSB-PR), Fábio Mitidieri (PSD-SE), Professora Dorinha Seabra (DEM-TO) e o presidente da Comissão, César Halum (PRB-Tocantins).

Até esta publicação, os deputados ainda permaneciam no aeroporto de Istambul, sem previsão de embarcar para o Brasil. Neste sábado (16), segundo a CNN, a companhia aérea Turkish Airline anunciou retomar às 11h GMT (17h no horário de Brasília).

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas