João Pessoa, 13 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Índice de infestação

13 bairros de JP apresentam maior incidência de Aedes

Comentários: 0
publicado em 13/07/2016 às 16h49
atualizado em 14/07/2016 às 05h48
D R T . R J . 15855.

Em João Pessoa, 13 bairros apresentam um risco maior para presença de focos do mosquito no município. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que os bairros de Cruz das Armas, na região de Oitizeiro, Alto do Mateus, Jardim Veneza, Bairro das Indústrias, Distrito Industrial, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Jaguaribe, Ilha do Bispo, Varadouro, Treze de Maio e Padre Zé são os que mais apresentaram maior risco.

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de julho e, nesse período, foram inspecionados mais de 13 mil imóveis, distribuídos em 29 regiões. Com a investigação, os técnicos da SMS identificaram quais são as áreas com maior proliferação e quais os tipos de depósitos são predominantes como criadouros, além da distribuição geográfica de cada espécie como: Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya; e o Aedes albopictus e Culex quinquefaciatus, que é o pernilongo doméstico.

A pesquisa apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) está em 0,8%, o que representa que a cada 100 imóveis apenas 0,8 apresentaram risco de reprodução do mosquito. O estudo é desenvolvido por meio de amostragem e é realizado quatro vezes ao ano, com objetivo avaliar o risco de reprodução do mosquito nos bairros com maior incidência.

Segundo o levantamento das espécies encontradas, quanto a identificação do vetor, 0,1% era da espécie Aedes albopictus, que segundo a literatura pode transmitir a Chikungunya, e 0,8% Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya.

Os técnicos de vigilância já deram início à intensificação das ações nas áreas que foram apontadas com maior risco. Nesta quinta-feira (13), Agentes de Saúde Ambiental (ASA) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estarão na Comunidade da Gauchinha, no bairro Costa e Silva, com ações preventivas e educativas.

Serviço – A população pode ajudar no combate ao Aedes aegypti denunciando possíveis focos do mosquito através dos telefones: 0800-282-7959 e 3214-5718, ou ainda pelo e-mail [email protected].

Leia Também