João Pessoa, 01 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A cidade de São Bento, que ficou conhecida em todo o país por desenvolver sua economia através da produção de redes de dormir, inaugura nesta sexta-feira (1°) o Shopping das Redes Francisco Severino de Souza- o Terção. O espaço servirá para comercialização das 10 milhões de redes fabricadas por ano no município.
O shopping será inaugurado às 18h e contou com investimento de R$ 3 milhões, através de recursos da Prefeitura e do Governo Federal. “O empreendimento além de fortalecer a nossa economia, trará mais condições de trabalho e dignidade para nossa população”, reforçou o prefeito Gemilton Souza.
A capital mundial das redes possui cerca de 200 pequenas fábricas, além das indústrias de produtos têxteis e mais de 3.000 redeiros. A atividade emprega a maioria da população do município.
Devido a grande quantidade de tecelões na cidade, já que praticamente todas as famílias possuem um tear em suas casas, o índice de desemprego é menor que 1%, em relação aos mais de 33 mil habitantes. São Bento ocupa atualmente o 4º lugar no ranking de desenvolvimento econômico da Paraíba.
Sonho – Segundo o produtor e comerciante de redes Francisco Vieira da Nóbrega, a chegada do Shopping é a realização de um sonho para todos que vivem desse ramo. “Fabrico e vendo redes há 29 anos e sempre esperei ter um local formal para comercializar meus produtos. Agora sim os compradores que vierem a São Bento poderão ter um local próprio para comprar nossas redes”, comemora o redeiro.
A confecção das redes alavancou o desenvolvimento da cidade, hoje grande parte da população trabalha nas fábricas e lojas de produtos têxteis. Atualmente exporta para todo o Brasil, além de países da Europa, Ásia, África e também da América do Sul.
O comércio interno se diferencia das demais cidades do Sertão paraibano e a população, em que os moradores precisam sair de sua terra natal para os grandes centros urbanos em busca de uma vida melhor.
São Bento está localizado no Sertão paraibano, na divisa com o Rio Grande do Norte, facilitando a comercialização e distribuição com o estado vizinho. A ‘Terra das Redes’ encontrou na comercialização dos produtos têxteis uma forma de transformar a realidade seca e de escassez do Nordeste.
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