João Pessoa, 07 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Junho vermelho

Deputado inicia campanha de divulgação para doação de sangue na PB

Comentários: 0
publicado em 07/06/2016 às 09h51
atualizado em 07/06/2016 às 06h58

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) deu início a uma campanha para divulgar a Lei de incentivo a doação de sangue na Paraíba, dentro do ‘Junho Vermelho’. O parlamentar iniciou a divulgação com um ‘Live’ (uma conversa em vídeo, ao vivo, com os internautas pelo facebook), realizado na noite desta segunda-feira (6).

“Estamos aqui tentando estimular as pessoas a doarem sangue. O ‪’Junho Vermelho’ é um projeto de nossa autoria criado para incentivar a doação de forma espontânea em todo o Estado. Vamos espalhar essa ideia e compartilhar com os amigos. Vamos promover uma grande corrente de solidariedade e de amor ao próximo”, destacou o deputado.

Entre as ações para divulgação do ‘Junho Vermelho’, o deputado pretende estimular um dia de doação de sangue na Assembleia Legislativa, com a participação dos deputados estaduais. Também está sendo programada ações nas escolas e nas ruas de todo o Estado. A campanha contará ainda com divulgação por meio de panfletos e por vídeos nas redes sociais.

“Esse é um mês festivo em nosso Estado e que sempre precisa de doações pelo número alto de acidentes e outros acontecimentos. O nosso Hemocentro sempre enfrenta dificuldade e é aí que entramos com um gesto de amor ao próximo”, disse.

A partir de agora, “Junho Vermelho” passa a integrar o calendário oficial de Datas e Eventos da Paraíba a ser comemorado anualmente.

A Lei – Ela garante que a campanha de incentivo à doação de sangue será realizada por meio de ações realizadas a cada mês de junho e ficarão a cargo dos órgãos públicos estaduais e municipais, fazendo parte do calendário anual de realização da pasta.

Com a lei, fica autorizada a Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba e as Secretarias Municipais a realizarem a cada ano a critério dos seus gestores, em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, campanhas de incentivo e conscientização visando aumentar o número de doadores e os postos de coleta de sangue no Estado.

Calendário do Hemocentro para coleta externa:
07/06/16 (Terça-feira) – Hospital de Trauma de João Pessoa
08/06/16 (Quarta-feira) – Banco Santander
18/06/16 (Sábado) – Mangabeira Shopping (Doe Sangue PB)
30/06/16 (Quinta-feira) – CBTU João Pessoa

Condições para ser doador de sangue:
– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessário a presença do responsável legal);
– Pesar acima de 50 quilos;
– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
– Estar alimentado, respeitando o intervalo de três horas após o almoço;
– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
– Respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue, que precisarem tirar qualquer dúvida, podem ligar para o Hemocentro, através do telefone (083) 3218-7698.

Leia Também