João Pessoa, 03 de junho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Contagem regressiva

Maior São João do Mundo inicia nesta sexta em Campina

Comentários: 0
publicado em 03/06/2016 às 11h02
atualizado em 03/06/2016 às 12h09
Campina Grande tem o Maior São João do Mundo

Campina Grande entra na contagem regressiva para a abertura do   Maior São João do Mundo, que ocorrerá nesta sexta, 03, às 22 horas, pelo prefeito Romero Rodrigues. Estima-se que cerca de 100 mil pessoas prestigiarão o evento que se consolidou na ponta do calendário turístico nacional.

Desde cedo os hotéis recebem pessoas de outras cidades que vêm para os festejos juninos. Algumas autoridades estão sendo esperadas, inclusive os ministros das Cidade, Bruno Araújo, e Gilberto Kassab, da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que já estão na cidade.

O Maior São João do Mundo consolidou-se como evento que exalta a cultura do Nordeste e atrai cerca de 3 milhões de pessoas, todos os anos, para Campina Grande, na Paraíba. Em sua 34ª edição, o evento terá 31 noites de muito arrasta-pé, somando quase 300 horas de forró.

Além das atrações musicais e do passeio gastronômico, oferecido pelas mais de 230 barracas e quiosques, os campinenses e turistas assistirão a um show pirotécnico com duração de 15 minutos e muitos efeitos especiais. Neste ano serão utilizadas 1,5 toneladas de fogos de artifício.

Quando o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, encerrar a sua fala, Jairo Madruga puxará o já tradicional hino de abertura do Maior São João do Mundo “Olha pro céu, meu amor! Vê como ele está lindo”, canção de Luiz Gonzaga que sempre embala a queima de fogos e anuncia a abertura da temporada do forró, no Parque do Povo.

O primeiro dia do Maior São João do Mundo será aberto com o show do irreverente Biliu de Campina. Em seguida o cantor Flávio José, que todos os anos atrai milhares de pessoas para o quartel general do forró, embalará os corações dos forrozeiros apaixonados.

A noite contará também com a apresentação de Jairo Madruga e da cantora Márcia Fellipe, amazonense que é a nova sensação do momento entre os forrozeiros (ex-vocalista da banda Forró da Pegação). A noite será encerrada pela banda Forró do Eskulaxo.

Segundo o coordenador geral do São João, Temístocles Cabral, o prefeito Romero Rodrigues mais uma vez fez questão de que o foco do Maior São João do Mundo fosse o resgate das tradições culturais do Nordeste, valorizando os artistas regionais, quadrilhas juninas e grupos folclóricos.

“Por isso, além de todas as atrações do Palco Principal, da Pirâmide, do Palco Zé Lagoa e das palhoças de forró pé de serra, incluímos na programação do Parque do Povo detalhes especiais, como o Espaço do Milho, onde os visitantes poderão experimentar a autêntica culinária nordestina à base de milho, e três concursos de Quadrilhas Juninas, com o primeiro sendo iniciado no dia 6 de junho”, destacou Temístocles Cabral.

Programação paralela

Falta apenas poucas horas para O Maior São João do Mundo e a cidade já está preparada para dar início aos festejos no mais conhecido Quartel General do Forró da região. Além das atrações do Palco Principal, a festa conta com uma programação diversificada, distribuída ao longo do Parque do Povo, e que promete atrair milhares de campinenses e turistas.

O espaço agrega as Palhoças de Forró Zé Bezerra e Seu Vavá, localizadas após a Pirâmide do Parque do Povo. Há também o Palco Zé Lagoa, instalado na parte inferior, com o mesmo mapeamento do ano anterior. Outro local que também atrai um grande número de forrozeiros é a Pirâmide do Parque do Povo.

Cada Palhoça de Forró tem capacidade para cerca de sessenta casais e o arrasta pé começará a partir das 16h e vai até a uma hora da madrugada do dia seguinte. Isso tudo durante todos os dias do São João.

Essa extensão da festa sempre atrai muitos expectadores, por manter a originalidade e características da musicalidade da nossa terra. Os frequentadores mais fiéis são os verdadeiros apreciadores do autêntico forró nordestino e, principalmente, os turistas que almejam conhecer a cultura regional e suas tradições.

Codecom

Leia Também