João Pessoa, 27 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Ação

Camila cobra mais investimentos no combate à mortalidade materna

Comentários: 0
publicado em 27/05/2016 às 12h27
atualizado em 27/05/2016 às 09h28
Deputada estadual, Camila Toscano (PSDB)

A deputada estadual e presidente da Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa (ALPB), Camila Toscano (PSDB), cobrou mais investimentos e atenção do Governo do Estado aos casos de mortalidade materna. Camila destacou que a Paraíba registrou, apenas no ano passado, conforme dados do Ministério da Saúde, 33 mortes de mulheres. Em 2014, foram 31 mortes.

Camila lembrou ainda que neste próximo sábado (28), as autoridades são chamadas a discutir o tema por ser o Dia Nacional de Redução de Mortalidade Materna. “Precisamos agir para que esse número não aumente mais. As mulheres necessitam de mais atenção durante o pré-natal e após o parto. Nos dias atuais não podemos admitir que tantas mulheres percam a vida por conta do parto”, disse.

A deputada destacou ainda que uma mulher que morre em decorrência da gestação é mais que apenas óbito comum. Significa, de acordo com ela, que em algum momento, a gravidez não foi cuidada o quanto deveria. “Só para se ter uma idéia da gravidade, em 2015, no Brasil, 1.178 mulheres passaram a figurar no índice de mortalidade materna”, afirmou.

Camila Toscano afirmou também que o poder público, não cuida bem das gestantes e elas estão morrendo, seja por falta de um pré-natal bem feito e até pela ausência de um atendimento médico adequado.

MaisPB

Leia Também