João Pessoa, 20 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
alfinetada

“Desmonte no Incra é golpe na agricultura familiar”, diz Frei

Comentários: 0
publicado em 20/05/2016 às 10h51
atualizado em 20/05/2016 às 10h44
Deputado estadual Frei Anastácio, do PT

O deputado estadual, Frei Anastácio (PT), classificou, nesta sexta-feira (20), como golpe na agricultura familiar a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o desmonte do Incra. Segundo ele, a iniciativa representa um grande atraso na agricultura familiar, que produz 71% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro.

“Essa medida desse governo ilegítimo é um golpe mortal na agricultura familiar e favorece o agronegócio, as grandes empresas. Isso é um grande retrocesso que irá reduzir a produção agrícola familiar em todo o Brasil”, afirmou.

O deputado argumenta que a população rural brasileira, que chega a 70 milhões de pessoas, deverá ser afetada direta ou indiretamente pela equivocada decisão do presidente interino da República, Michel Temer. “Além de extinguir o MDA, o governo retira importantes atribuições do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Frei Anastácio disse ainda que as medidas do novo governo irão provocar um reflexo negativo no desenvolvimento do campo, redução de renda e queda na qualidade dos produtos agrícolas que chegam à mesa do brasileiro. Além disso, “irão descumprir os pactos assumidos junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e a última Conferência Climática – COP 21”.

De acordo com o parlamentar, entre as medidas de desmonte do Incra estão a retirada das atribuições dos quilombolas, que passam para o Ministério da Educação,o cadastro que vai para a Receita Federal e a Reforma Agrária para o Ministério do Desenvolvimento Social. “Com essa diluição do Incra e a extinção do MDA, fica clara a intenção do governo Temer de acabar com a agricultura familiar que teve grandes avanços no governo do PT”, lamentou.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas