João Pessoa, 17 de maio de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Campanha

Paraíba já imunizou mais de 550 mil pessoas contra a influenza

Comentários: 0
publicado em 17/05/2016 às 14h46
atualizado em 17/05/2016 às 12h23

Na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Paraíba já imunizou 552.352 pessoas dentro dos grupos prioritários, de acordo com dados do site da campanha. Esse número representa uma cobertura de 64,74%  da meta. No Estado, a população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 80% delas (759.280 pessoas). A campanha deste ano foi aberta oficialmente no dia 30 de abril e segue até a próxima sexta-feira (20).

Para a campanha em 2016, o público-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos, indivíduos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema prisional, população indígena, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas e jovens 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas. O público-alvo deve apresentar o cartão de vacinação nos postos.

“O Estado recebeu um milhão de doses da vacina contra a gripe. Estamos nos últimos dias de campanha e nosso alerta é para que os municípios intensifiquem as atividades, orientando a população a procurar os serviços de saúde para que os grupos prioritários sejam vacinados e possamos atingir a meta de cobertura”, disse a enfermeira do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara.

Ela enfatizou ainda que existem grupos com maior cobertura vacinal. “Até então, 112,92% dos trabalhadores de saúde já foram vacinados. Já com relação às gestantes, 75,21% já estão imunizadas. As puérperas, por sua vez, totalizam 66,45% de cobertura vacinal”, informou Márcia.

A campanha tem por objetivo diminuir os riscos das complicações de doenças respiratórias, reduzindo a mortalidade por diferentes tipos de gripes. “A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações nos grupos prioritários”, acrescentou.

Márcia ainda ressaltou que as vacinas influenza sazonais têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. “A Secretaria de Saúde do Estado orienta que os municípios continuem intensificando as ações de vacinação durante toda a campanha. A vacina contra a gripe é trivalente, ou seja, previne contra as complicações referentes a três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B”, finalizou Márcia Mayara.

Aplicativo Vacinação em Dia – O Ministério da Saúde disponibiliza aos usuários de smartphones e tablets um aplicativo capaz de gerenciar
cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário. Além de abrigar informações completas sobre as vacinas fornecidas pelo SUS e uma função com lembretes
 sobre as campanhas sazonais de vacinação, o aplicativo Vacinação em Dia permite que o usuário crie e acompanhe cadernetas de vacinação, marcando a data
da imunização e agendando a próxima.

Além disso, o usuário recebe lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação promovidas pelo Ministério e encontra o detalhamento de todas as vacinas disponibilizadas pelo SUS.

SecomPB

Leia Também