João Pessoa, 24 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
na capital

TRE-PB garante ampliação e melhorias no atendimento a eleitores

Comentários: 0
publicado em 24/04/2016 às 14h32
Vereador Marco Antônio, do PHS (à esquerda)

A proximidade do fim do prazo para regularização da situação eleitoral – 4 de maio -, tem gerado enormes filas na porta do Cartório Eleitoral, no Centro de João Pessoa, com cidadãos que diariamente madrugam em busca da emissão do primeiro título, do cadastramento biométrico ou de alterações no domicílio eleitoral. Preocupada com essa situação, que tem se repetido nas últimas eleições, a Câmara Municipal aprovou esta semana, por unanimidade, requerimento solicitando providências do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) quanto a melhorias no atendimento.
A propositura foi do vereador Marco Antonio (PHS), subscrita pelos demais vereadores. O parlamentar ainda teve outro requerimento aprovado, no qual solicita a promoção de uma campanha nas escolas da Capital sobre a importância do voto consciente.

O vereador foi pessoalmente ao TRE-PB, na última quarta-feira (20), protocolizar os requerimentos. Na oportunidade, ele conversou com o diretor-geral Fábio de Miranda Siqueira, e ouviu que a Justiça Eleitoral já se programou para ampliar e melhorar o atendimento na reta final do prazo para regularização.

De acordo com Fábio Siqueira, a iniciativa da Câmara Municipal é positiva. “Confesso que é a primeira vez que eu recebo um vereador com essa preocupação com o eleitorado, em especial o da Capital, que está no momento enfrentando filas devido ao final do cadastramento eleitoral e solicitando providências para que essas filas sejam minimizadas e o eleitor atendido no menor tempo possível”, disse.
Ainda segundo o diretor, o TRE-PB vai ampliar o horário de atendimento durante dois turnos, manhã e tarde até às 19h, e abrir um outro posto de atendimento, com mais 15 cabines biométricos, dentro da sede do próprio Tribunal, que estarão funcionando para atender essa maior demanda no final do período eleitoral.

“O dia 4 de maio é o prazo final, improrrogável, entretanto, a Justiça Eleitoral já recadastrou dois terços do Estado biometricamente e isso vai desaguar no seguinte sentido de que a maioria dos eleitores já foi recentemente atendida pela Justiça Eleitoral, e não necessitarão retornar para regularizar qualquer pendência, em função disso, as filas deverão ser menores”, comentou.

O vereador Marco Antonio agradeceu ao diretor-geral do TRE-PB pela recepção, e externou o convite aos eleitores para procurarem a Justiça Eleitoral o mais rápido possível. “Fiquei feliz em vir aqui e ver que a preocupação exposta na Câmara Municipal, já era algo em execução dentro do próprio Tribunal. A Justiça Eleitoral está em boas mãos, e fica essa mensagem para que os eleitores procurem se regularizar o mais rápido possível. Também fiquei satisfeito em saber que já existe uma Escola do Judiciário, dentro do próprio TRE, promovendo uma campanha em torno do voto consciente nas escolas”, comentou.

MaisPB

Leia Também