João Pessoa, 23 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no TO

Restos mortais de homem são achados estômago de um jacaré

Comentários: 0
publicado em 23/04/2016 às 12h28
atualizado em 23/04/2016 às 09h37

Mesmo após o Corpo de Bombeiros encerrar as buscas por Rogério Marques de Oliveira, de 41 anos, os parentes do homem continuaram a procurar por ele com a ajuda de moradores de Araguacema, no oeste do Tocantins. Renato Mariano de Oliveira diz que tinha certeza que o irmão foi vítima de um ataque de jacaré e foi um alívio encontrar indícios do paradeiro dele.

Restos mortais que podem ser da vítima foram localizados no estômago de um jacaré na manhã desta sexta-feira (22). “Não íamos parar de procurar enquanto não encontrasse ao menos os restos mortais para enterrar. Nós tínhamos certeza que ele foi atacado e minha mãe sempre pedindo [para encontrarmos]. Por isso, nós passávamos os dias na mata”, disse.

Apesar de a família ter certeza de que os restos mortais encontrados são de Rogério, o Corpo de Bombeiros não confirmou que houve o ataque. “Quem estava tomando banho disse que viu ele sendo atacado por um jacaré. Possivelmente estavam fazendo uso de bebida alcoólica e não tem como ter certeza se ele foi atacado ou se afogou”, disse o capitão Cruvinel, do Corpo de Bombeiros.

A confirmação só será possível após exames. O material encontrado no ventre do réptil foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Paraíso do Tocantins no início da noite e deve ser levado para Palmas, onde vai passar por análise.

“O animal não tem culpa”, afirma Mariano. Ele explica que depois do ataque ninguém mais entrou no rio, que é um dos pontos turísticos da região, para tomar banho. “O pessoal está meio cabreiro com a situação e o outro jacaré está solto lá na região”, comentou, após afirmar que o irmão pode ter sido atacado por mais de um réptil.

Férias

Mariano e a família dele vivem em Brasília (DF) e estavam passando as férias na casa de Marques em Araguacema. O período de lazer foi interrompido com o sumiço do homem no último domingo (17).

Rogério Marques de Oliveira era casado e tinha dois filhos. Ele vivia em Araguacema há cerca de dois anos.

Armadilha

Mariano disse que não sabe quem montou a armadilha que capturou o jacaré próximo ao
córrego Ponte Grossa, que deságua no Rio Araguaia. Para ele, o restante do corpo que seria de Marques pode estar no estômago de um outro animal que também vive na região.

“Nós fomos procurar e encontramos o animal preso em uma armadilha já morto. Resolvemos abrir e encontramos parte do que parece ser o pulmão e da aorta do coração, além do pênis. O resto deve estar no outro jacaré, que é o macho, porque essa era uma fêmea.”

Ataque
Supervisor da área de preservação ambiental da Ilha do Bananal e Cantão, ligado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Fábio Brega Gamba diz que não é comum jacarés atacarem humanos.

“Na época de cheia no rio a presença desses animais ali na região é comum. É uma área de grande ocorrência de jacarés.”

Entenda
Segundo informações da PM,  a vítima estava tomando banho no local com outras pessoas no último domingo (17). Parentes contaram à polícia que ele teria sido puxado para o fundo do Rio Araguaia, em Araguacema.

G1

Leia Também