João Pessoa, 21 de abril de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
VISITA

Obama é recebido com frieza ao desembarcar na Arábia Saudita

Comentários: 0
publicado em 21/04/2016 às 10h02
atualizado em 21/04/2016 às 08h10

O presidente Barack Obama foi recebido sem grandes formalidades ao desembarcar na Arábia Saudita, na quarta-feira (20). Em vez do próprio rei Salman ou de um membro de alto escalão da realeza, quem o esperava era o governador de Riad, capital do país, segundo a rede CNN. E ao contrário de visitas anteriores, o desembarque de Obama não foi exibido na TV estatal. Mais cedo, a emissora saudita havia mostrado o rei no mesmo aeroporto, com convidados de outras nações parceiras no Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Aliados históricos, sauditas recentemente têm criticado duramente Washington, em particular a decisão de não intervir na Síria contra o regime de Bashar al-Assad e as negociações nucleares com o Irã, adversário xiita do reino sunita. Especialistas e antigos oficiais do governo analisam, contudo, que a crise entre os países não significa risco de rompimento. “Apesar das diferenças, a Arábia Saudita e os EUA não estão se divorciando”, disse o ex-oficial da CIA Bruce Riedel. “Nós precisamos um do outro.”

Após o desembarque, Obama seguiu diretamente para o Palácio Erga para encontrar o rei saudita. Os líderes se reuniram durante duas horas e Salman disse que estava muito satisfeito em receber o presidente americano. Obama agradeceu pela hospitalidade. Nenhum deles fez declarações posteriores.

Veja com AFP

Leia Também